Política

Advogados de Lula pedem suspensão de interrogatórios de setembro

 Advogados de Lula pedem suspensão de interrogatórios de setembro

Foto: Divulgação

A defesa de Lula pede à Justiça Federal a suspensão dos interrogatórios marcados para setembro na segunda ação penal a que o ex-presidente responde em Curitiba em decorrência da Lava Jato. Entre os interrogatórios está o de Lula, agendado para 13 de setembro. O processo apura supostas vantagens oferecidas ao ex-presidente pela Odebrecht, em troca de favorecimentos à empreiteira em contratos com a Petrobras.

Os advogados alegam que não tiveram acesso a documentos que seriam necessários para a defesa e para a inquirição de testemunhas que já foram ouvidas. Eles pedem que o juiz Sérgio Moro determine ao Ministério Público Federal a apresentação de todas as correspondências trocadas com o Ministério Público da Suíça a respeito do sistema “My Web Day”, como era chamado um programa de computador desenvolvido pela Odebrecht para gerenciar a contabilidade de propinas pagas pelo grupo.

A defesa de Lula pede a via eletrônica dos documentos para que sejam submetidos a perícia e também a reinquirição de parte das testemunhas. Os advogados argumentam que o Ministério Público informou não ter tido acesso a “cópia integral” do sistema, embora um dos colaboradores do Grupo Odebrecht tenha inicialmente declarado estar na posse da chave correspondente. Alguns dias depois de a defesa de Lula pedir os documentos, o ex-chefe do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, Hilberto Mascarenhas, fez uma retratação, informando que não tinha mais acesso ao “My Web Day”.

Os advogados do ex-presidente pedem a suspensão dos interrogatórios dos réus, incluindo o de Lula, para que testemunhas voltem a ser ouvidas sobre papéis juntados ao processo pelo Ministério Público em 3 de agosto. Para a defesa, a inclusão tardia compromete as 34 audiências e os 97 depoimentos de testemunhas realizados antes dessa data. Além de Lula, a ação penal tem mais sete réus. Entre eles, o empresário Marcelo Odebrecht e o ex-ministro Antonio Palocci. O

Ministério Público acusa o ex-presidente de ter sido beneficiado por um terreno que teria sido comprado pela Odebrecht para o Instituto Lula – que nunca chegou a ser usado para essa finalidade. A empreiteira também teria comprado um apartamento vizinho ao do ex-presidente, em São Bernardo do Campo.

Lula foi ouvido pela primeira vez em Curitiba no dia 10 de maio, quando a cidade recebeu manifestações populares e um grande aparato de segurança foi mobilizado para a audiência.O interrogatório fazia parte da ação penal do triplex no Guarujá, que resultou na condenação do ex-presidente a 9 anos e meio de prisão.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Novo substitutivo foi protocolado na proposta que deseja regulamentar o compartilhamento de bikes

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Proposta foi votada nesta terça-feira (30) e foram solicitadas mais informações à Prefeitura

UFPR e TRE-PR firmam acordo visando eleições municipais

UFPR e TRE-PR firmam acordo visando eleições municipais

Parceria contribui direta ou indiretamente, para o aprimoramento da Justiça Eleitoral e evitar fake news

IA na administração pública terá regras a partir de julho

IA na administração pública terá regras a partir de julho

Legislação foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca na última semana