Operação Flak: suspeito é preso em Londrina

 Operação Flak: suspeito é preso em Londrina

(Foto: divulgação/Polícia Federal)

(Foto: divulgação/Polícia Federal)

Um suspeito é preso em Londrina, na região norte do Paraná, durante a Operação Flak, da Polícia Federal, contra o tráfico de drogas. A ação envolve mais de 400 agentes que cumprem, desde as primeiras horas do dia, 54 mandados de prisão e 81 de buscas e apreensões. A operação foi desencadeada pela PF de Tocantins, que deve discriminar ao longo desta quinta-feira (21) cada uma das ordens judiciais. (Não há, por enquanto, confirmação por parte da Polícia Federal se outros mandados são cumpridos no Paraná).

O objetivo principal da Operação Flak é desarticular uma organização criminosa especializada no transporte de quantidades grandes de drogas dentro do território nacional e também para Estados Unidos e países da Europa. Cerca de 100 investigados e empresas envolvidos tiveram as contas bancárias bloqueadas, 47 aeronaves foram apreendidas, 13 fazendas foram sequestradas – junto a mais de 10 mil cabeças de gado –, e seis pessoas tiveram o nome incluído no Sistema de Difusão Vermelha da Interpol, a polícia internacional.

O número de aviões e helicópteros alvos da Polícia Federal chama a atenção e o nome da operação, “Flak”, faz referência à aviação. O termo foi amplamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial – inclusive pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) – para se referir à artilharia antiaérea da Alemanha.

As ações de hoje (21) contam, inclusive, com apoio do grupamento aéreo da polícia de Goiás e da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com as investigações, que começaram há dois anos, pelo menos 23 voos ilegais foram realizados pela quadrilha entre 2017 e 2018. Em cada voo eram transportados cerca de 400 quilos de cocaína – totalizando mais de nove toneladas apenas nestas operações confirmadas pela PF. Os mandados expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas são cumpridos nos estados Tocantins, Goiás, Paraná, Pará, Roraima, São Paulo, Ceará e no Distrito Federal.

De acordo com a polícia, os suspeitos podem ser indiciados por “tráfico transnacional de drogas, associação para o tráfico, financiamento ao tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro e atentado contra a segurança do transporte aéreo”.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem