Esportes

Patinadora trans consegue na Justiça o direito de competir na categoria feminina

 Patinadora trans consegue na Justiça o direito de competir na categoria feminina

(Foto: divulgação/Arquivo Pessoal)

(Foto: divulgação/Arquivo Pessoal)

A família da patinadora trans de 11 anos conseguiu na Justiça uma liminar para a garota competir no Campeonato Sul-americano 2019 na categoria feminina. Apesar de ter sido Vice-campeã da edição 2018 do Campeonato Brasileiro de Patinação, e com isso ter se classificado para a etapa internacional, a menina teve a inscrição negada por ser trans.

Agora, com a decisão da justiça, ela deve representar o Brasil na disputa continental, que será realizada em Santa Catarina entre 19 e 30 de abril. Ao negar a inscrição, a organização do torneio sustentou que a decisão foi tomada com base em Estatutos e Regulamentos e que o conceito não é passível de contestação”.

A ação que resultou na liminar positiva foi movida pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) e o Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH) da Defensoria Pública do Paraná – que acompanha a criança desde 2017. A defensora pública e coordenadora do NUCIDH, Cinthia Azevedo Santos, destaca que a decisão abre a repercussão para outros casos para assegurar os direitos dos cidadãos.

O Juízo da 2ª Vara Cível de São Paulo determinou que a Confederação inscreva a criança “na categoria feminina do Campeonato Sul-Americano de Patinação Artística (…) sem sem necessidade de apresentação de certidão de nascimento”. O texto destaca ainda que a organização deverá “respeitar o nome social da autora na competição”, respeitando leis internas e internacionais. Esse reconhecimento é de extrema importância para a criança.

A psicóloga do Hospital Pequeno Príncipe, Angelita Wisnieski da Silva, explica que a identificação de gênero é diferente da orientação sexual. Por isso, uma criança, aos 11 anos, tem condições de compreender como ela se vê na sociedade.

A organização chegou a oferecer para a família a inscrição na categoria masculina, mas eles não aceitaram. No pedido à justiça, a Defensoria Pública destacou o fato de que por se tratar de uma criança os níveis hormonais de testosterona da menina estão de acordo com os padrões estabelecidos para a competição feminina.

Além disso, ao concorrer entre as garotas, a patinadora se coloca em uma posição desfavorável: há muito mais competidas nessa categoria do que entre os meninos. 

Reportagem: Ana Flavia Silva/Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Sem Thiago Heleno, zaga do Athletico tem mudança contra Juventude  

Sem Thiago Heleno, zaga do Athletico tem mudança contra Juventude  

Os jogadores Kaique Rocha e Gamarra devem formar a dupla de zagueiros

Ligga Arena e Couto Pereira terão jogos do Paraná Clube

Ligga Arena e Couto Pereira terão jogos do Paraná Clube

Tricolor estreia na Divisão de Acesso no estádio do Athetico