Cidadãos que tiveram o auxílio emergencial negado podem entrar na justiça para requerer o benefício gratuitamente

 Cidadãos que tiveram o auxílio emergencial negado podem entrar na justiça para requerer o benefício gratuitamente

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em Curitiba, os cidadãos que tiverem problemas para liberar o auxilio emergencial de 600 reais do Governo Federal têm a possibilidade de abrir um processo na justiça, sem precisar contratar um advogado. O serviço é gratuito e já existe há algum tempo. Agora, por causa da pandemia do coronavírus, foi adaptado para funcionar online e está disponível para qualquer cidadão pelo site da Justiça Federal do Paraná.

De acordo com Ana Flávia Ribeiro Weidman, que é diretora do Núcleo de Apoio Judiciário da Justiça Federal do Paraná, o recurso serve para quem está com o cadastro em análise na base de dados da CEF há muito tempo ou para quem teve o auxílio emergencial negado:

Pelo site da Justiça Federal o cidadão pode, inclusive fazer a distribuição do processo sozinho, o que significa, montar e enviar o processo para os entes jurídicos que darão andamento ao pedido. Mas, segundo Ana Flávia, o cidadão que precisar de ajuda para fazer isso, também tem essa opção:

O serviço é disponibilizado para processos com valor de até 60 salários mínimos e, os mais comuns, são pedidos de indenizações e que envolvem pedidos de auxilio doença, como explica Ana Flávia:

O serviço pode ser acessado pelo link que está disponível no site da Justiça Federal do Paraná que é o www.jfpr.jus.br/judiciario/como-ajuizar-uma-acao-sem-advogado.

Reportagem: Angela Luvisotto

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba