Mais voluntários serão testados pela vacina contra Covid 19 no HC

 Mais voluntários serão testados pela vacina contra Covid 19 no HC

Foto: Rodrigo Juste Duarte/UFPR – Arquivo

O número de voluntários da terceira fase de testes de uma vacina contra o coronavírus vai aumentar no Hospital de Clínicas de Curitiba. Ao todo, eram 850 voluntários. Agora, serão incluídas 548 pessoas, totalizando 1.400 voluntários testados no Centro de estudos do HC. Metade dos voluntários receberá a vacina e a outra metade, placebo. Depois de aplicada a dose, as informações dos voluntários são repassadas ao Instituto Butantã, coordenador da pesquisa no país.

De acordo com a chefe da Unidade de Infectologia do Hospital de Clínicas, Sônia Raboni, os testes serão realizados até o fim deste mês.

No Hospital de Clínicas, mais de 500 pessoas receberam pelo menos uma das doses e outras 100 já tomaram a segunda dose. Caso seja comprovado o sucesso da vacina, ela começará a ser produzida pelo instituto de São Paulo. Os testes com a CoronaVac no Brasil serão realizados em nove mil voluntários.

A CoronaVac, é uma das vacinas em fase mais adiantada de testes contra o coronavírus. Ela já está na terceira etapa de testagem em humanos. O laboratório chinês já realizou testes do produto em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra as proteínas do vírus.

O Hospital de Clínicas da UFPR é uma das 12 instituições brasileiras responsáveis pelos testes da fase 3, em humanos. No Brasil, a pesquisa é coordenada pelo Instituto Butantan.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos