HC recruta profissionais da linha de frente para testes da Coronavac até dia 30

 HC recruta profissionais da linha de frente para testes da Coronavac até dia 30

Foto: Rodrigo Juste Duarte/UFPR – Arquivo

O Hospital de Clínicas incluiu mais 548 voluntários nos testes da Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida por um laboratório chinês e coordenada, no Brasil, pelo Instituto Butantã. Agora, o estudo ampliou até a próxima quarta-feira (30/09) o recrutamento de profissionais da linha de frente do combate à pandemia como voluntários para os testes da vacina.

A chefe da unidade de infectologia e responsável pela pesquisa do Complexo do Hospital de Clínicas, Sonia Raboni, explica que, quanto antes chegarem na amostragem necessária, mais fácil será analisar a eficácia e a segurança da vacina.

Até ontem (21) já eram 950 voluntários e alguns registraram reações adversas leves e moderadas à vacina. A coordenadora explica que todos os efeitos colaterais são registrados em um prontuário eletrônico e compartilhados com um comitê de segurança.

Dentre os participantes, foi registrado um caso confirmado de coronavírus, mas não se sabe se o voluntário recebeu a vacina ou placebo. Além disso, nenhum participante precisou ser internado. A pesquisa com os voluntários dura cerca de um ano, mesmo que uma vacina fique pronta antes. Futuramente, o estudo será ampliado para outros grupos prioritários além dos profissionais da saúde.

A CoronaVac está na terceira etapa de testagem em humanos. Antes de vir para o Brasil, ela foi testada em macacos e, posteriormente, em cerca de mil voluntários na China.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos