Mesmo com alta de casos da covid-19 em Curitiba, prefeitura renova decreto da bandeira amarela

 Mesmo com alta de casos da covid-19 em Curitiba, prefeitura renova decreto da bandeira amarela

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Mesmo com número de novos casos confirmados da covid-19 batendo recorde novamente em Curitiba, Prefeitura renova decreto da bandeira amarela, nível 1, que representa alerta da doença na cidade. Porém, este decreto não vai valer 14 dias, como os anteriores, e sim 7 dias, entrando em vigor neste sábado (21).

De acordo com a Prefeitura, entre os nove itens usados para o cálculo que define a bandeira da cidade, os de capacidade de atendimento aos doentes (leitos de UTI e de enfermaria) têm o maior peso. Nesta sexta-feira (20/11) o município ativou 94 leitos para atender os pacientes de covid-19. São 41 leitos de UTI SUS – seis no Hospital Vitória, dez no Hospital do Idoso, dez no Hospital Evangélico Mackenzie, dez no Hospital de Clínicas e cinco na Santa Casa.

Os novos leitos de enfermaria estão distribuídos da seguinte maneira: cinco na Santa Casa, dez no Hospital de Clínicas e 38 no Hospital do Idoso. A ativação imediata de 38 leitos de enfermaria exclusivos para covid-19 no Hospital do Idoso foi possível graças a uma medida rápida que vai garantir o atendimento adequado à população.

A cidade registrou, nesta sexta-feira (20), 1.409 novos diagnósticos e chegou ao total de 65.439 casos. Além disso, mais 716 curitibanos entraram na contagem dos casos ativos, somando agora 9.131. Essa é a maior quantidade registrada desde o início da pandemia. Mais 11 pessoas morreram em decorrência do coronavírus, o montante de óbitos é de 1.613.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 54.695 curitibanos estão liberados do tratamento. A taxa de ocupação dos 324 leitos do SUS exclusivos para covid-19 está em 76%. No momento restam 78 leitos livres. As 11 novas vítimas são seis homens e cinco mulheres, com idades entre 36 e 99 anos. Todos estavam internados e tinham algum fator de risco para complicações da doença.

A Prefeitura afirma que equipes municipais da Secretaria do Urbanismo, Defesa Social e Trânsito e Vigilância Sanitária vão intensificar as fiscalizações e orientações como frente de ação para a prevenção e o controle no aumento de casos de covid-19 na cidade. Inibir aglomerações e grande número de pessoas reunidas em bares, restaurantes e em festas clandestinas anunciadas em redes sociais é um dos intuitos das Ações Integradas de Fiscalização Urbana (Aifu), desenvolvidas em conjunto com a Polícia Militar, e programadas para este fim de semana.

Na noite desta quinta-feira (19), as equipes vistoriaram 11 estabelecimentos em diferentes bairros da cidade. Um bar foi interditado no bairro Alto da XV, por descumprir o decreto. Também foram feitas três notificações – dois bares e uma pizzaria, por não atenderem às regras da covid-19. Dois bares foram notificados por irregularidades nos alvarás.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos