Por leitos de UTI, Paraná suspende cirurgias eletivas até 2021

 Por leitos de UTI, Paraná suspende cirurgias eletivas até 2021

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Para poupar leitos de UTI, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná decidiu suspender por 30 dias a realização de cirurgias eletivas não urgentes. A resolução publicada nesta sexta-feira (27) vale a partir do dia 1º de dezembro, até o final do ano.

Segundo a pasta, a suspensão pode ser prorrogada a depender da evolução da pandemia do coronavírus. Até ontem (26), a taxa média de ocupação dos leitos de UTI do SUS era de 81% em todo o estado. A situação mais complicada é na região leste, com 91% dos leitos ocupados.

A nova resolução permite apenas cirurgias das áreas de cardiologia, oncologia e nefrologia. Cirurgias de urgência e emergência também devem ser realizadas mediante prescrição médica. A nova regra foi imposta considerando o “crescimento agudo” de casos confirmados de Covid-19 no Paraná. O Estado vive o pico da pandemia do coronavírus, com média móvel de 2.273 casos confirmados por dia, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. Atualmente, existem 1.065 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19, dos quais 508 ocupam leitos de UTI.

Segundo o Portal da Transparência, 14 hospitais públicos do Paraná não têm mais vagas de UTI para pacientes com coronavírus. Em 20 dias, a taxa de ocupação média dos leitos de alta complexidade para adultos de um salto de 60% para 81%. Em Curitiba, oito dos nove hospitais públicos com vagas exclusivas para Covid-19 estão virtualmente lotados.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos