IBMP se reinventa durante pandemia e já analisou 1 milhão de testes PCR para covid-19

 IBMP se reinventa durante pandemia e já analisou 1 milhão de testes PCR para covid-19
WhatsApp-Image-2021-01-05-at-16 08 51
Foto: Divulgação/IBMP

O Instituto de Biologia Molecular do Paraná alcançou a marca de 1 milhão de diagnósticos com testes do tipo PCR para identificar casos de covid-19. Braço da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, em parceira com o Tecpar, o IBMP precisou se reinventar em 2020 para atender a demanda criada pela pandemia do coronavírus.

O instituto, voltado para o desenvolvimento e produção de kits para diagnóstico, passou a realizar a análise efetiva dos materiais de coleta. O IBMP atua prioritariamente no sistema púbico de saúde, com foco no Paraná e na região sul do Brasil, embora também tenha colaborado nos últimos meses com estados de outras regiões do País.

O diretor-presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná, Pedro Ribeiro Barbosa, afirma que chegar à marca de um milhão de diagnósticos causa sentimentos difusos.

Segundo ele, com o avanço da atual onda de contaminações, o IBMP chegou a realizar o dobro de diagnósticos para o qual foi projetado no início da pandemia.

Sobre as cenas de reuniões e aglomerações registradas no Paraná, e em todo o Brasil, Pedro Barbosa avalia que se trata um claro sinal de que a população ainda não compreendeu a gravidade da situação.

Para ele, isso revela o fracasso das autoridades de Saúde em liderar o combate à covid-19.

O IBMP foi criado em 1999, originalmente com o objetivo de viabilizar a instalação da Fiocruz no Paraná. Com o passar dos anos, o instituto se consolidou como uma Instituição Científica e Tecnológica, colaborando com o desenvolvimento dessas áreas no Brasil.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Limpezas de túmulos podem ser feitas até 31 de outubro

Limpezas de túmulos podem ser feitas até 31 de outubro

Ação é para prevenir imprevistos na celebração do Dia de Finados, em 02 de novembro