Com vacinação, mortalidade e casos de idosos caem no Paraná

 Com vacinação, mortalidade e casos de idosos caem no Paraná

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

vacina-pfizer-vacina
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após dois meses de vacinação no Paraná, a mortalidade por Covid-19 acima de 80 anos diminuiu em 21%. O cálculo é feito com base nos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SESA). Nos primeiros onze meses de pandemia, um em cada quatro idosos que contraía a Covid-19 morria, ainda segundo a SESA. O médico e pesquisador do Centro de Epidemiologia e Pesquisa Clínica da PUC-PR, José Rocha Faria Neto, acredita que os índices estão ligados diretamente à vacinação dos grupos idosos.

As pesquisas apontam que idosos com 90 anos ou mais, que formaram o grupo etário prioritário na vacinação que teve início em 20 de janeiro, já estão sendo menos afetados pela doença.

A redução foi vista tanto nos óbitos quanto nos casos. Apesar do início da vacinação, o Paraná enfrenta taxas de 96% de ocupação das UTIs adulto do SUS exclusivos para Covid-19. Nesse sentido, o professor acredita que a única saída é manter as medidas rígidas de distanciamento.

Para a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Goretti Lopes, o cenário precisa ser analisado com cautela. Ela acredita que a vacinação tenha participação na redução de casos e óbitos, mas que não é a única responsável.

No início da semana, o Paraná questionou o Governo Federal quanto a quantidade de vacinas recebidas pelo estado. Com a troca do Ministro da Saúde, o Paraná ainda aguarda uma resposta.

A vacinação no Paraná começou no dia 18 de janeiro e no dia 20 de janeiro em Curitiba. Segundo a SESA, o estado já vacinou 4,16% da população com pelo menos uma dose.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos