Todos os idosos devem estar vacinados contra a Covid-19 até o fim deste mês no PR, afirma secretário

 Todos os idosos devem estar vacinados contra a Covid-19 até o fim deste mês no PR, afirma secretário

Foto: Jonathan Campos/AEN

Todos os idosos no Paraná deverão estar vacinados contra a Covid-19 até o final deste mês. É o que projeta a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No Paraná, vivem aproximadamente 1.794.000 pessoas com mais de 60 anos e que estão aptas a receber as vacinas contra o coronavírus.

Em entrevista à BandNews FM, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirmou que ao menos a primeira dose do imunizante deve ser aplicada em toda a população idosa ainda neste mês.

Segundo levantamento da Sesa, pouco mais de 973 mil idosos já receberam a primeira dose das vacinas e mais de 180 mil a dose de reforço. Em Curitiba, foram aplicadas 239.665 primeiras doses e 66.314 doses de reforço. Em meio ao caminhar da vacinação a passos lentos, a Prefeitura de Curitiba notificou a Secretaria Estadual da Saúde sobre um problema de rendimento dos frascos da vacina Coronavac, recebida em março pelo município.

O recipiente que deveria conter líquido suficiente para 10 aplicações, rendeu apenas 9. Com isso, das 84.540 doses contabilizadas como recebidas pela cidade, 77.767 foram efetivamente aplicadas – um défice de 6.773 doses. O município diz ter notificado o problema ao Ministério da Saúde.

O secretário Beto Preto afirma que esse tipo de problema pode ser comum em determinados momentos da vacinação, principalmente no caminho até a aplicação.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, cada município que notifica esse problema é orientado individualmente. Além disso, a pasta informou que cada remessa enviada às cidades do Paraná, contam com uma reserva técnica, com mais imunizantes para serem utilizados em casos de perdas técnicas, físicas e falhas no transporte.

Por meio de nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), diz ter observado um aumento de queixas técnicas relacionadas à redução de volume nas ampolas da Coronavac. Segundo a agência, estes eventos são considerados de baixo risco, por não expor os imunizados a risco de morte. Ainda assim, a Anvisa diz que investiga o caso com prioridade, para que não haja prejuízos na campanha de vacinação em curso no país.

O Ministério da Saúde diz que apura a situação e que vai se pronunciar ainda hoje (12). O Instituto Butantan não respondeu os questionamentos da reportagem.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos