Covid-19: fila de espera por leito de UTI triplica em Curitiba em um período de duas semanas

 Covid-19: fila de espera por leito de UTI triplica em Curitiba em um período de duas semanas

Foto: divulgação/AEN

A fila de espera por um leito de UTI para covid-19 na Grande Curitiba triplicou em um período de duas semanas. No dia 21 de abril, segundo o Portal da Transparência da Secretaria de Estado da Saúde, 20 pacientes aguardavam a transferência para uma unidade de terapia intensiva. No final do mês passado, 44 pessoas aguardavam na fila. Ontem (6), eram 60 pacientes nesta mesma situação.

O aumento gradativo pode estar relacionado ao crescimento consistente da taxa de transmissão do coronavírus na capital. Desde a revogação da bandeira vermelha em Curitiba, o indicador passou de 0,69 para 1,06 – o que indica o aumento da pandemia na capital. Os dados não são atualizados pela Secretaria Municipal da Saúde desde o dia 30 de abril.

Apesar do aumento da fila de espera, a taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS exclusivos para covid-19 se manteve estável em Curitiba, mas sempre acima de 90%. O patamar foi alcançado no dia 22 de fevereiro e, desde então, não baixou desse porcentual, embora o número de leitos ativados nesse período tenha passado de 374 para 525.

Em todo o Paraná, segundo o Portal da Transparência da Secretaria de Estado da Saúde, 440 pacientes com covid-19 ou com a suspeita da doença aguardam a transferência para um leito. Deste total, 179 têm indicação para unidades de terapia intensiva.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos