Fila de espera por um leito segue em alta no Paraná

 Fila de espera por um leito segue em alta no Paraná

Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN

Em quinze dias, a fila de espera por um leito hospitalar aumentou em 128%, no estado do Paraná. No dia 10 de maio, a fila era de 481 pessoas, atingindo 1098 pacientes sem estrutura médica, nesta terça-feira (25). A taxa de ocupação das UTIs no estado está em 96%.

A médica infectologista, Viviane Hessel, aponta que ter uma fila de espera por um leito é o indicador que a pandemia saiu do controle.

Em Curitiba e região, 160 pessoas precisam de uma UTI e 225 pessoas precisam de um leito de enfermaria. A capital paranaense atingiu 100% de ocupação das 726 enfermarias do SUS exclusivas para a Covid-19. As UTIs estão próximas do limite, com 96% de ocupação e 22 leitos livres.

A infectologista lembra que o paciente que está na enfermaria pode precisar de uma UTI a qualquer momento.

Além disso, a cidade se aproxima da marca de dez mil casos ativos do coronavírus, com 9 mil 966 curitibanos com potencial de transmissão da doença. A lógica é que quanto mais casos ativos, mais pessoas vão precisa de um leito hospitalar ao mesmo tempo.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos