TCE cobra mais transparência das prefeituras nas informações sobre vacinas contra covid-19

 TCE cobra mais transparência das prefeituras nas informações sobre vacinas contra covid-19

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Um levantamento do Tribunal de Contas aponta que dois em cada três municípios do Paraná deixam a desejar no quesito transparência em relação a divulgação de informações sobre vacinação contra a covid-19. Segundo o órgão de fiscalização, apenas 30% das prefeituras cumprem os critérios esperados para a disponibilização dos dados. No início do mês, o TCE enviou aos 399 municípios do Paraná uma orientação técnica solicitando ajustes nos portais de transparência oficiais.

O objetivo, segundo o órgão, é que o manual auxilie os gestores municipais para que 100% das prefeituras atinjam os critérios de transparência elencados pelo Tribunal de Contas. Em breve, os técnicos do TCE devem fazer uma nova avaliação geral dos portais de transparência oficiais para acompanhar a evolução.

Em maio, um formulário com 11 questões foi enviado para todas as prefeituras do Paraná para averiguar a transparência das informações apresentadas pelos gestores locais. Dos 10 municípios mais populosos do Estado, apenas Foz do Iguaçu e Guarapuava atingiram 100% de satisfação. Cascavel e Londrina ficaram acima de 90%. A capital, Curitiba, registrou 60%. O pior indicador entre as grandes cidades foi registrado em Ponta Grossa, com apenas 15% de satisfação.

Ao todo, segundo o Tribunal de Contas do Estado, 36 municípios do Paraná atendem todos os critérios de transparência na divulgação de dados sobre a vacinação contra a covid-19. Na outra ponta, 29 prefeituras registraram a pior nota possível, com apenas 5% de satisfação. Em geral, os técnicos do TCE concluíram que a maior parte dos municípios dão ampla publicidade à importância de imunizar a população, mas que há bastante espaço para melhorar a transparência em praticamente todas as cidades.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos