Internações de idosos acima de 60 anos apresentam redução com a vacinação, aponta SESA

 Internações de idosos acima de 60 anos apresentam redução com a vacinação, aponta SESA

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O mês de maio registrou, pela primeira vez desde o início da pandemia, uma redução no percentual de idosos internados por Covid-19. Desde março de 2020, os idosos com mais de 60 anos representavam 60% das internações no Paraná.

Em maio, os idosos representaram 33% dos pacientes que deram entrada nas UTIs. Na primeira quinzena de junho, a taxa caiu para 24% na faixa etária. Os dados são da Regulação Estadual de Leitos, da Secretaria de Estado da Saúde.

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirma que a vacina é o remédio para a pandemia.

Segundo dados do Vacinômetro do SUS, os idosos receberam 64% das doses aplicadas em todo o Paraná. Os óbitos de idosos por Covid-19 também tiveram redução no período. Em janeiro, os idosos representavam 78% dos óbitos. Em maio, o índice passou para 53%.

Paralelo a isso, a ocupação dos leitos em faixas etárias ainda não vacinadas subiu. De janeiro para maio, os internamentos de pessoas entre 40 e 50 anos cresceram em 11%, passando de 10% para 21% do total de internados. No grupo entre 30 e 40 anos, o aumento foi de 5% no período.

O médico e pesquisador do Centro de Epidemiologia e Pesquisa Clínica da Pontíficia Universidade Católica do Paraná, José Rocha Faria Neto, explica que é normal que uma faixa etária cresce à medida que outra diminui. Além disso, as faixas de 30 a 50 anos estão no mercado de trabalho, em circulação.

As pessoas de 20 a 29 anos representam 4% das internações. Já as pessoas de zero a 19 anos ocupam 2% das vagas. Os números contemplam a rede pública de saúde.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos