Paraná recebe 324 mil vacinas, nesta quinta-feira (16)

 Paraná recebe 324 mil vacinas, nesta quinta-feira (16)

Foto: Américo Antonio/SESA

Foto: Américo Antonio/SESA

O Paraná receberá mais 324 mil 930 vacinas contra a Covid-19, ao longo desta quinta-feira (16). O repasse foi confirmado pelo Ministério da Saúde e  são 209 mil 430 doses da Pfizer e 115 mil 500 imunizantes da AstraZeneca. As vacinas devem chegar ao longo desta manhã, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, divididas em três voos.

Os imunizantes da Pfizer estão divididos em dois lotes. O primeiro chegou às 08h25 da manhã e o segundo estava previsto para às 10h20. Já as doses da AstraZeneca tinham desembarque previsto às 10h05, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. Depois, elas são encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), para armazenamento, contagem e distribuição. Para isso, as equipes dependem do Informe Técnico do Ministério, documento que indica quais grupos devem receber a dose.

O estado recebeu outro lote da Pfizer, nesta quarta-feira (15), e aguarda o documento.

Com a chegada dos lotes, a expectativa é que a vacinação por grupos de idade seja retomada na capital paranaense. O último grupo incluído em Curitiba foi dos nascidos até 08 de setembro de 2003. Com o avanço, o estudante de jornalismo, Victor Félix, recebeu a primeira dose. Para ele, a vacina significa responsabilidade e esperança.

O significado é parecido para a estudante de publicidade, Luísa Detzel, que considera uma sorte ter a família imunizada.

No Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde, o ciclo vacinal completo, com as duas doses ou com a vacina de dose única, atinge 37% da população do estado. A imunização parcial, apenas com a primeira dose, chega a 67% dos paranaenses.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos