CuritibaGeral

“Fragmentos”: teatro lambe-lambe adapta clássico à contemporaneidade

Peça retrata questões sociais atuais na Praça Santos Andrade

 “Fragmentos”: teatro lambe-lambe adapta clássico à contemporaneidade

Foto: Daniel Victor

Ver o cenário de “Fragmentos” pela primeira vez é impactante. A obra usa a linguagem do teatro lambe-lambe, uma forma com bonecos dentro de uma caixa. O espectador deve “espiar” por um buraco para ver o que se passa – e com ajuda de fones de ouvido, ouvir também. Por causa do formato, apenas duas pessoas podem assistir ao mesmo tempo. O espetáculo teve sua estreia nesta quinta-feira (07). 

Vendo a caixa por fora é difícil imaginar a produção detalhada que está acontecendo naquele palco tão pequeno. Paredes com pichações e grafites, letreiros de restaurantes, a entrada de uma igreja, tudo isso cabe entre as quatro paredes de papelão. Além disso, a trilha sonora ajuda a criar emoção e a contar a história.

Livre adaptação do clássico “A Pequena Vendedora de Fósforos”, de Hans Christian Andersen, publicado originalmente em 1845, “Fragmentos” coloca o conto em um contexto contemporâneo. Se na versão original a personagem-título sofria com frio e fome, agora a violência policial e a negligência são as novas mazelas.

“A menina busca ajuda, mas ela é invisível para o universo em que está. Então eu faço um jogo dentro da peça trazendo todos os outros personagens invisíveis e só ela visível”, conta Élcio Di Trento, idealizador e diretor. Há anos, Élcio faz parte da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB), criando outros formatos. Fragmentos foi sua estreia como lambeiro. 

A estudante de Teatro na FAP/Unespar Letícia Merlo, de 22 anos, trabalha no prédio histórico da UFPR e tem acompanhado as diversas peças que acontecem no local durante o Festival. Além de interesse no teatro de bonecos, ela tem conhecimento sobre essa linguagem, já que foi tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso.

“Achei muito bonito. A peça não usa a palavra, como narração ou diálogo, mas é dramaturgia também. Fala através da imagem, do som e da luz “, diz Letícia. Para quem perdeu a estreia, o espetáculo ainda acontece nos dias 8 e 9 de abril, às 17h30, na escadaria do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Daniel Victor.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Feira reúne 15 mil discos de vinil, em Curitiba

Feira reúne 15 mil discos de vinil, em Curitiba

Evento conta com 18 expositores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Deppen esclarece como Erik Busetti, mesmo preso, acessava sistema Sesp

Deppen esclarece como Erik Busetti, mesmo preso, acessava sistema Sesp

O delegado tinha acesso a computadores durante realização de atividades laborais no setor de biblioteca

Projetos ambientais serão executados com indenização da Petrobras

Projetos ambientais serão executados com indenização da Petrobras

Ressarcimento é referente ao acidente ambiental causado no Rio Iguaçu, em Araucária, em 2000

CNJ instaura procedimento para investigar fala de desembargador do TJ-PR

CNJ instaura procedimento para investigar fala de desembargador do TJ-PR

Durante julgamento de caso de assédio, desembargador disse que “as mulheres estão loucas atrás de