ParanáEconomia

Segmento de mercearias de bairro cresce durante a pandemia

Pesquisa registra alta na abertura de novos micro negócios entre 2020 e 2021

 Segmento de mercearias de bairro cresce durante a pandemia

foto: divulgação/Mercearia São Tarcisio

O segmento de minimercados, mercearias e armazéns de bairros cresceu 12% durante a pandemia e ganhou mais importância na vida e na economia dos brasileiros. Um levantamento feito pelo Sebrae aponta que, o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, registrou uma alta na abertura de novos negócios entre 2020 e 2021. Ao avaliar essas novas empresas, de acordo com o porte, o destaque ficou para os Microempreendedores Individuais (MEI). O consultor do Sebrae Paraná, Lucas Hahn, afirma que o segmento ganhou espaço por diversos motivos, entre eles, a economia, praticidade e facilidade que o consumidor consegue encontrar no próprio bairro.

O segmento de pequenos comércios abriga diversos tipos de atividades em um só formato, padaria, açougue e hortifruti, e foi um dos poucos que não parou as atividades durante a pandemia, por ser considerado essencial. O Joaõ Ricardo Parmigiani veio de Rondônia e trabalha em Curitiba há quase 30 anos. Junto com os pais, comanda a Mercearia São Tarcisio, no Jardim Itália, em Santa Felicidade. Ele percebeu o aumento de clientes durante a pandemia e acredita que o isolamento causou isso.

João revela que o bom relacionamento com os moradores da região facilita o atendimento.

O Paraná tem 28.964 negócios ativos no setor supermercadista. Deles, mais de 23 mil são minimercados, mercearias e armazéns (82,57% do total), 4 mil supermercados (13,82%) e 1 mil hipermercados (3,6% do total). Enquanto isso, a capital paranaense possui proporções similares: são 3.284 empresas ativas no setor, sendo 2.844 minimercados, mercearias e armazéns (86,6% do total); 270 supermercados (8,2%); e 170 hipermercados (5,2%)./ Outras razões que explicam o salto dos pequenos negócios estão em transformações como o uso do delivery; minimercados de condomínio, que permitem compras rápidas de produtos industrializados, na maioria, sem a necessidade do atendimento de um funcionário, com o pagamento via caixa eletrônico ou por meio de aplicativo; e os clubes de produtos por assinatura, que agora incluem artigos de minimercados.

Reportagem Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Aplicativo ajuda motoristas na hora de escolher combustível para abastecer

Aplicativo ajuda motoristas na hora de escolher combustível para abastecer

São diversas funcionalidades na ferramenta para garantir agilidade e informação na hora do abastecimento

Paraná lança campanha com objetivo de diminuir acidentes de trânsito

Paraná lança campanha com objetivo de diminuir acidentes de trânsito

Estado espera diminuir o número de leitos hospitalares ocupados por vítimas de acidentes

Motorista atropela motociclista e foge sem prestar socorro; VÍDEO

Motorista atropela motociclista e foge sem prestar socorro; VÍDEO

Caso aconteceu em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba