ParanáGeral

Servidores de São José dos Pinhais suspendem greve nesta terça

Tribunal de Justiça considerou paralisação ilegal e determinou multa diária de R$10mil para sindicato

 Servidores de São José dos Pinhais suspendem greve nesta terça

Foto: Reprodução

A paralisação dos servidores de São José dos Pinhais que estava programada para acontecer hoje foi suspensa pela categoria por conta de uma decisão do Tribunal de Justiça. A corte avaliou a greve como ilegal e determinou multa diária de 50 mil reais para o Sinsep, sindicato que representa a categoria e de R$ 10 mil para a presidente da instituição, Samia Leiza, caso os servidores mantivessem a paralisação.

Na liminar, a desembargadora Astrid Ruthes considera o reajuste recebido pela categoria neste ano, com reposição referente ao período de 2019 a 2021, e ainda uma reunião marcada entre a prefeitura e os representantes dos servidores para esta quinta, como demonstração de boa-fé do município na tentativa de aguardar os dados de arrecadação para dar prosseguimento às negociações. Ela considerou a greve ilegal por acontecer durante o período de tratativas e que, na visão dela, não há recusa por parte da administração municipal em estabelecer diálogo com a categoria.

No entanto, no vídeo que anuncia a suspensão da greve, divulgado pelo Sinsep nas redes sociais, o diretor de Comunicação do sindicato, Nelson Castanho, afirma que representantes da entidade tiveram dificuldade de negociar com a Prefeitura.

A presidente do sindicato, Samia Leiza, reclamou da demora para que a Prefeitura de São José dos Pinhais, que tem uma das maiores arrecadações do estado, faça este balanço e reforçou que as demandas da categoria vão além dos salários.

Em nota, a Prefeitura de São José dos Pinhais informou que já sinalizou recomposição salarial ainda em maio para os servidores, mês da data base. O índice ainda depende da previsão orçamentária e suportabilidade financeira. Ainda segundo a Prefeitura, o reajuste concedido em janeiro deste ano foi de 9,3%.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Secretarias e órgãos estaduais têm mudanças na gestão

Secretarias e órgãos estaduais têm mudanças na gestão

Trocas foram anunciadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior

Carro transportado em guincho levava 90 KG de maconha

Carro transportado em guincho levava 90 KG de maconha

Segundo a PRF, o guincho era ocupado por duas pessoas, motorista e passageiro

Tempo médio para abrir uma empresa no Paraná é 8h

Tempo médio para abrir uma empresa no Paraná é 8h

De acordo com a Junta Comercial, este é o menor tempo da história do estado