Curitiba

CCJ analisa recurso de Renato Freitas nesta quinta-feira (19)

Pedido não tem efeito suspensivo, e não impede julgamento que pode cassar vereador

 CCJ analisa recurso de Renato Freitas nesta quinta-feira (19)

Foto: Carlos Costa/CMC

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Curitiba analisa AMANHÃ (quinta-feira, 19) o recurso do vereador Renato Freitas (PT) diante do encaminhamento da cassação de mandato. A discussão está programada para às 8h, cinco horas antes do início da sessão que vai julgar o parlamentar e pode resultar na perda de mandato do petista.

Conforme a própria Câmara, o recurso à CCJ não tem efeito suspensivo, e não impede a realização da sessão de julgamento na data já marcada. A exceção cabe apenas caso a CCJ acate o recurso, aí o julgamento é suspenso.

Para que a punição sugerida pelo Conselho de Ética seja efetivada, é preciso que a maioria absoluta dos vereadores se manifeste favorável à cassação, ou seja, 20 dos 38 parlamentares. Se a marca não for alcançada, o caso é arquivado.

Freitas é acusado de ocupar a Igreja do Rosário, em fevereiro, durante uma manifestação contra o Racismo. Na última semana, prevaleceu no Conselho de Ética a opinião do relator, vereador Sidnei Toaldo (Patriota), por 5 votos a 2. Ele indicou a cassação do mandato de Renato Freitas – alvo de cinco representações na Casa – por entender que o parlamentar, no dia 5 de fevereiro, exerceu “certa liderança” no ato contra o racismo.

O parecer do relator venceu a proposta de uma pena mais branda, sugerida por Dalton Borba (PDT), de suspensão do mandato, assim como o pedido de Maria Leticia (PV) pelo arquivamento do caso.

Para a defesa de Renato Freitas, a decisão do Conselho foi ilegal, parcial e não teve fundamento jurídico. No recurso, a defesa pede a suspensão do julgamento até a conclusão da investigação sobre o print de e-mail racista endereçado a Renato Freitas em que consta o nome de Toaldo como remetente. Também alega desproporcionalidade na fixação da pena. No documento, o advogado Guilherme Gonçalves compara ainda o caso da Igreja do Rosário à denúncia de “rachadinha” no mandato da ex-parlamentar Katia Dittrich, cuja pena atribuída foi a suspensão do mandato.

Caso a CCJ recuse o recurso, a sessão de julgamento será mantida para as 13h desta quinta-feira (19). Conforme a Câmara, após os encaminhamentos, Freitas terá a oportunidade de se defender das acusações, pelo tempo de 20 minutos

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

leonardo.gomes

Grupo Positivo faz campanha para ajudar população do RS

Grupo Positivo faz campanha para ajudar população do RS

Objetivo é adquirir colchões, um dos itens mais escassos e urgentemente necessários no momento.

Prefeitura de Curitiba prorroga campanha de ajuda ao RS

Prefeitura de Curitiba prorroga campanha de ajuda ao RS

Mais de um milhão de pessoas foram afetadas em 397 municípios gaúchos

Athletico Paranaense arrecada doações para vítimas das enchentes no RS

Athletico Paranaense arrecada doações para vítimas das enchentes no RS

Doações podem ser feitas até às 19h desta quarta-feira no boulevard da Rua Buenos Aires

Curitiba fará encontro para avaliar políticas de mudanças climáticas

Curitiba fará encontro para avaliar políticas de mudanças climáticas

O encontro será nesta quarta-feira (8) às 10h na Secretaria Municipal do Meio Ambiente