ParanáGeral

Paraná está com baixo índice de adesão à multivacinação

Algumas patologias, já erradicadas, podem voltar a circular por causa da queda na cobertura vacinal

 Paraná está com baixo índice de adesão à multivacinação

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os baixos índices de adesão à vacinação contra doenças como hepatite, tuberculose, sarampo e poliomielite, têm preocupado a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Algumas patologias, já erradicadas e eliminadas, podem voltar a circular por causa da constante queda na cobertura vacinal. O Paraná registrou uma diminuição no índice de vacinação geral, sobretudo em crianças e adolescentes nos últimos 2 anos. A redução é resultado de uma tendência que atinge o Brasil desde 2015, mas que se acentuou com o início da pandemia da covid-19, em 2020. Por isso, a Sesa faz um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância em manter a carteirinha de vacinação em dia. Pelo menos 10 vacinas administradas em crianças e adolescentes sofreram redução, entre elas a vacina BCG, que confere proteção contra a tuberculose e a vacina contra a poliomielite, que previne a paralisia infantil. O secretário de Estado da Saúde do Paraná, César Neves, alerta que a erradicação de algumas doenças trouxe a falsa ideia do desaparecimento total, como o sarampo, que em 2018 voltou a circular no Brasil.

A vacinação contempla crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Do nascimento até os 15 meses, são ofertadas 13 vacinas, sendo primeiras doses e dose de reforço. Aos 4 anos, a criança deve ser imunizada com o segundo reforço da tríplice bacteriana e poliomielite, além das vacinas contra a varicela e a febre amarela. Dos 9 aos 19 são mais seis vacinas. Adultos e idosos também devem atualizar a caderneta, pois muitas delas precisam de reforço nessa faixa etária. Às gestantes são disponibilizadas doses para prevenir doenças como hepatite, tétano, difteria e o vírus da gripe H1N1.

Reportagem Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Carretas usam área de escape na BR-376

Carretas usam área de escape na BR-376

Dois caminhões entraram na área de escape do km 667 da BR-376 neste sábado (27).

Frente fria muda o tempo no Paraná

Frente fria muda o tempo no Paraná

Chuvas são previstas na metade sul do Estado.

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

O animal morreu após um erro durante o transporte aéreo

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Vítima havia esquecido a “bombinha” usada para inalar o remédio para a doença respiratória