ParanáGeral

Operação do Gaeco: policiais civis e delegado estão entre alvos

Foram cumpridos 26 mandados em 13 cidades do PR e uma de SC

 Operação do Gaeco: policiais civis e delegado estão entre alvos

Foto: Divulgação MPPR

Cinco investigadores da Polícia Civil, quatro escrivães e um delegado são alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, que cumpriu nesta manhã (quarta-feira, 1º), 26 mandados de busca e apreensão em 13 cidades do Paraná e uma de Santa Catarina. A ação é um desdobramento de uma operação realizada em abril de 2019, para investigar possíveis delitos cometidos com a participação de policiais civis. São apurados os crimes de corrupção passiva, estelionato, prevaricação e associação criminosa.

Conforme investigações do Gaeco, um empresário manteria uma empresa de recuperação de automóveis furtados que ele “encontrava”. Para isso, ele contaria com o auxílio de agentes da Polícia Civil, que passavam previamente os dados dos veículos para o líder da organização. Entre os alvos dos mandados, estão um delegado, quatro escrivães e cinco investigadores.

O Juízo da 2ª Vara Criminal de Guaíra, responsável pelas ordens judiciais, determinou também a suspensão das atividades econômicas da empresa investigada, o bloqueio de bens de dez investigados, em valores que variam de R$ 22.698,00 a R$ 1.791.311,00, além da suspensão de quatro policiais de suas funções.

O promotor de Justiça Thiago Lisboa Mendonça, do Gaeco, detalha o esquema criminoso.

Os mandados foram cumpridos em sete delegacias de polícia, um escritório de advocacia, uma empresa e diversas residências em Curitiba, São José dos Pinhais, Piraquara, Toledo, Foz do Iguaçu, União da Vitória, Altônia, Guarapuava, Matinhos, Pontal do Paraná, Pinhais e Umuarama, além de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Vídeo: Divulgação MPPR
Avatar

felipe.costa

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Comparsas deixam corpo em UPA e são presos momentos depois ao voltar ao local

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Mais cedo, um acidente envolveu quatro veículos, no trecho de Serra

Exportação de açúcar registra aumento em março

Exportação de açúcar registra aumento em março

Movimentação do produto a granel alcançou mais de 419 mil toneladas