ParanáGeral

92,5% das famílias paranaenses estão endividadas, aponta pesquisa

O cartão de crédito segue como o principal motivo das dívidas

 92,5% das famílias paranaenses estão endividadas, aponta pesquisa

divulgação

O número de endividados voltou a crescer no Paraná. Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 92,5% das famílias do estado possuíam, em maio, algum tipo de dívida.  Esta é a segunda elevação do indicador, que em abril foi de 91,6%. Este é o maior índice de endividamento para o mês de maio de toda a série histórica da pesquisa. No cenário nacional, a proporção de endividados recuou 0,3 ponto percentual em relação a abril, e abrange 77,4% das famílias brasileiras.

divulgação/FecomércioPR

Conforme a pesquisa, o pagamento das dívidas dos paranaenses têm atrasado um pouco mais. Entre os endividados, 22,2% relataram estar com as contas vencidas, ante os 21,9% nesta situação em abril. Entretanto, quando comparado com o ano anterior, percebe-se uma redução de 4,4 pontos percentuais na inadimplência.

De modo geral, 63,9% das famílias com contas em atraso dizem ter condições de pagar em parte ou totalmente a dívida até o próximo mês. Esse porcentual sobe para 80% nas famílias de maior renda. Para o pesquisador, este é um ponto de atenção, visto que é o segundo mês consecutivo de aumento no atraso do pagamento. Por outro lado, foi observado queda no porcentual de famílias sem condições de pagar as contas, que passaram de 8% em abril para 7,8% em maio. Segundo o diretor, a redução foi puxada principalmente pelas famílias de maior renda, entre as quais apenas 1,2% reconhecem não ter condições de quitar os débitos.

No topo dos motivos que levam ao endividamento está o cartão de crédito, com 81,4% e alta mensal de 1,7%. Já as dívidas do financiamento imobiliário corresponderam a 8,2% em maio e para a compra do carro, a 7,5%. Apesar da pouca utilização, o uso do cheque especial e do cheque pré-datado subiu 166% e 147,8%, respectivamente, de abril para maio.

divulgação/FecomércioPR

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

leonardo.gomes

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Desde quarta-feira (01), 32 bombeiros militares também atuam no Rio Grande do Sul

Secretarias e órgãos estaduais têm mudanças na gestão

Secretarias e órgãos estaduais têm mudanças na gestão

Trocas foram anunciadas pelo governador Ratinho Junior