ParanáGeral

Pedágio: inflação pressiona e estimativa de tarifa aumenta

ANTT apresentou ao TCU documentos atualizados sobre o preço estimado das tarifas de pedágio

 Pedágio: inflação pressiona e estimativa de tarifa aumenta

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Mesmo sem previsão para sair do papel, o novo pedágio do Paraná já sofre com reajustes expressivos. A ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, já atualizou os preços dos editais de dois dos seis lotes que serão leiloados. O cálculo mais recente, entregue ao TCU na semana passada, prevê um aumento de 23,3% nas tarifas previstas para o lote 2. O trecho compreende a BR-277 litoral, na ligação entre Curitiba e Paranaguá, e também em rodovias de Carambeí, Jacarezinho e Jaguariaíva, no interior do Paraná.

O relatório entregue pela agência ao Tribunal de Contas da União, que faz o acompanhamento do processo de formatação do edital, aponta a inflação como a principal responsável pelo reajuste. O encarecimento das tarifas estimadas é resultado dos custos das obras e da manutenção de serviços nas estradas. Dessa forma, segundo a ANTT, a concessão da BR-277 litoral, que seria leiloada com uma tarifa estimada em R$ 14,33, agora deve sugerir um valor na casa dos 20 reais. É um custo muito próximo daquele praticado até o final do antigo contrato de concessão (R$ 23,30).

Em maio, a ANTT já havia publicado a atualização do cálculo das tarifas para o lote 1. O aumento foi ainda mais expressivo, de 29,7%. Devido ao expressivo reajuste, algumas tarifas podem ir a leilão com valores maiores do que os praticados na antiga concessão. O governo pretendia construir um modelo que garantisse tarifas pelo menos 50% mais baratas, considerando que o pedágio do Paraná é o mais caro do Brasil.

Reportagem Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Carretas usam área de escape na BR-376

Carretas usam área de escape na BR-376

Dois caminhões entraram na área de escape do km 667 da BR-376 neste sábado (27).

Frente fria muda o tempo no Paraná

Frente fria muda o tempo no Paraná

Chuvas são previstas na metade sul do Estado.

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

O animal morreu após um erro durante o transporte aéreo

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Vítima havia esquecido a “bombinha” usada para inalar o remédio para a doença respiratória