CuritibaGeral

Museu Planeta Água convida a refletir sobre consumo e escassez

Escolas poderão agendar visitas monitoradas a partir de setembro

 Museu Planeta Água convida a refletir sobre consumo e escassez

Foto: Angela Luvisotto

Curitiba agora abriga o primeiro museu interativo do Brasil que fala sobre a água e a sua importância para a vida na Terra. O espaço, localizado no Tarumã, no prédio que abrigou a primeira estação de tratamento de água do Paraná, convida o visitante a refletir sobre o ciclo da água, o consumo e as consequências da escassez. O espaço abre em Curitiba pouco tempo depois da população paranaense ter enfrentado a maior crise hídrica dos últimos 50 anos (2020 -2021) e, por isso, impacta tanto o visitante que interage nas diversas situações criadas dentro do espaço do Museu. O Planeta Água promete ser um importante agente de educação ambiental. A partir de setembro, escolas poderão agendar as visitas e, em novembro, o museu estará aberto para o público em geral.

Sobre o Museu

Logo na entrada, uma escultura de um esqueleto de baleia azul com 23 metros de comprimento chama a atenção. A obra feita de embalagens plásticas é, nas palavras do criador: “um manifesto contra a poluição dos oceanos” – Aurélio Santanna – arquiteto.

Pelo trajeto também tem um mapa mundi com 90 camadas de relevo da Terra, projeções que abordam temas como rios voadores, lixo nos oceanos e o deslocamento humano sobre os mares.

O Museu Planeta Água surpreende o tempo todo. Pelos corredores cheios de curiosidades e raridades que envolvem o tema “água” é possível encontrar o uniforme de um bombeiro que participou do resgate e limpeza da cidade de Brumadinho – MG, no triste episódio do rompimento da barragem. Outra escultura impactante que pode ser vista por lá, é uma mãe da seca, com o filho morto nos braços. E no subsolo da antiga estação, documentos históricos que mostram as primeiras invenções e o desenvolvimento do saneamento no Brasil e no mundo. Além disso, numa das estações do trajeto é possível saber o quanto de água é utilizado na fabricação de vários itens que consumimos corriqueiramente.

Até setembro o Museu estará aberto a convidados para visitas monitoradas.

O Planeta Água é um projeto apoiado pela Companhia de Saneamento do Paraná por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Museu Planeta Água – Rua Engenheiro Batista Ribas, 151 – Tarumã

Setembro – início do agendamento para visitas de escolas

Novembro – abertura para o público em geral

Fotos: Angela Luvisotto

Reportagem: Angela Luvisotto

Avatar

Angela Luvisotto

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Rodovia ficou cerca de 4 horas totalmente bloqueada

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Participam do evento 14 estabelecimentos, com opções inusitadas do salgado à sobremesa