ParanáCidades

GM foi morto em festa por “divergência política”, diz prefeitura

Bolsonarista abriu fogo contra o aniversariante, que fazia festa temática com decoração do PT

 GM foi morto em festa por “divergência política”, diz prefeitura

Arquivo pessoal

O secretário municipal de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Marcos Antonio Jankhe, afirma que a morte do guarda municipal Marcelo Arruda aconteceu por “divergência política”. Essa é a principal linha de investigação da Polícia Civil, que apura o caso por meio da Delegacia de Homicídios.

Neste sábado (9), Arruda comemorava o aniversário de 50 anos em uma festa temática com decoração alusiva ao Partido dos Trabalhadores e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O aniversariante, que era filiado ao PT, foi morto a tiros pelo agente penitenciário federal José Guaranho.

Segundo relato de testemunhas, o policial penal bolsonarista não era conhecido e não estava entre os convidados. Ele invadiu o local gritando “Bolsonaro!” e outras palavras de apoio ao atual presidente.

Segundo o secretário municipal, cerca de 20 minutos depois da primeira discussão, o agente penitenciário bolsonarista retornou ao local da festa e abriu fogo contra o aniversariante. Mesmo baleado, Arruda conseguiu revidar. O agressor foi atingido e está internado em estado grave:

O guarda municipal Marcelo Arruda comemorava o aniversário de 50 anos com aproximadamente 40 convidados no salão de festas da Associação Recreativa Esportiva e Segurança Física de Itaipu (ARESF). Líder sindical, o aniversariante vestia uma camiseta estampada com o rosto de Lula.

Uma testemunha ouvida pela BandNews Curitiba, que prefere não ser identificada, afirma que o policial penal Jorge José da Rocha Guaranho, que se dizia apoiador do presidente Jair Bolsonaro, passou de carro em frente ao salão e começou a hostilizar os convidados, ameaçando atirar:

Em nota, a Prefeitura de Foz do Iguaçu lamentou o ocorrido e destacou a trajetória do servidor. Arruda era da primeira turma da Guarda Municipal e estava na corporação havia 28 anos. Ele também era diretor da executiva do Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu (Sismufi).

O Partido dos Trabalhadores também emitiu uma nota a respeito. O partido expressou solidariedade aos familiares do filiado e afirmou que Marcelo Arruda foi vítima da violência, do ódio e intolerância bolsonarista.

Na nota, o PT classificou o ocorrido como um ataque contra a liberdade de expressão, um ataque contra a democracia.

O velório do servidor ocorreu neste domingo (10), no Cemitério Municipal Jardim São Paulo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Dois são presos após fugirem de acidente que matou motociclista

Dois são presos após fugirem de acidente que matou motociclista

Segundo PRF, veículo seguia em alta velocidade quando atingiu traseira de moto na BR-277

Governo anuncia revitalização da orla de Pontal do Paraná

Governo anuncia revitalização da orla de Pontal do Paraná

Investimento de cerca de R$ 45 milhões será para trecho de três quilômetros

Crimes contra idosos: saiba quais são e como denunciar

Crimes contra idosos: saiba quais são e como denunciar

Entre 2020 e 2023, Brasil registrou mais de 408 mil denúncias de violências contra idosos

Apreensão de armas ilegais aumenta 36% no Paraná

Apreensão de armas ilegais aumenta 36% no Paraná

O Paraná é o segundo estado que mais apreendeu esse tipo de ítem