ParanáGeral

Aplicativo oferece suporte para mulheres vítimas de violência

A plataforma conta com cerca de 300 influenciadoras que trazem conteúdos relevantes sobre o tema

 Aplicativo oferece suporte para mulheres vítimas de violência

Foto: Ilustrativa/pixabay

De janeiro a junho, 95 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado. Um levantamento baseado no período de 2019 a julho de 2022 mostra que os números apresentam alta tanto na capital quanto na região metropolitana. Segundo os dados apresentados no Fórum Metropolitano de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, realizado nesta quinta-feira, em Curitiba, foram registrados três feminicídios em 2019, oito em 2020, 11 em 2021 e até julho deste ano ocorreram quatro casos. Na região metropolitana foram dez feminicídios em 2019, oito em 2020, 15 em 2021 e quatro até julho de 2022. Para a delegada Vanessa Alice, uma das formas de reduzir estes números é através da denúncia contra o agressor. Medidas protetivas podem ajudar a mulher a se libertar do ciclo de violência que tende a evoluir, até chegar às agressões físicas e ao feminicídio.

Com o intuito de ajudar essas mulheres, o Felipe Rigoni resolveu criar há dois anos o aplicativo Maria Family, que funciona como uma rede de apoio para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A plataforma conta com cerca de 300 influenciadoras que trazem conteúdos relevantes sobre o tema. As vítimas também recebem acolhimento com foco na recuperação da saúde mental. 86 psicológas, parceiras que atuam em várias regiões do país, prestam atendimento online e gratuito para quem não têm condições de pagar. Há ainda um trabalho visando o empoderamento e a oferta de cursos profissionalizantes para que as vítimas possam voltar a ser independentes e confiantes.

Levantamentos apontam que 70% das vítimas de agressão nunca passaram por uma rede de proteção. Um suporte que para a psicóloga e co-fundadora do aplicativo, Sonia Leszczynski, pode ser a única forma destas mulheres recuperarem a autoestima.

A expectativa é que até o fim do ano mais de cinco mil vítimas sejam atendidas através do aplicativo. Felipe planeja ampliar o suporte e espera que o assunto receba a atenção que merece, com empresas e sociedade cada vez mais conscientes sobre o tema.

Para saber mais detalhes, basta baixar o aplicativo Maria Family. As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas no 180, que funciona 24 horas por dia, inclusive pelo WhatsApp. 

Reportagem Vanessa Fontanella

Avatar

carolina.genez

Carretas usam área de escape na BR-376

Carretas usam área de escape na BR-376

Dois caminhões entraram na área de escape do km 667 da BR-376 neste sábado (27).

Frente fria muda o tempo no Paraná

Frente fria muda o tempo no Paraná

Chuvas são previstas na metade sul do Estado.

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

O animal morreu após um erro durante o transporte aéreo

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Vítima havia esquecido a “bombinha” usada para inalar o remédio para a doença respiratória