ParanáGeral

GNV: manutenção regular garante segurança e desconto no IPVA

Motoristas que aderirem ao combustível devem seguir regras estabelecidas pelo Inmetro

 GNV: manutenção regular garante segurança e desconto no IPVA

Foto: reprodução

Mesmo com a baixa no preço da gasolina e etanol, o Gás Natural Veicular (GNV) se mantém como opção vantajosa para quem percorre grandes distâncias diariamente. Isso porque, além do combustível apresentar um maior rendimento, garantindo uma economia de até 20% para quem o utiliza, é possível obter um desconto de 70% no valor do IPVA.

Veja também:

Os motoristas que possuem o kit GNV instalado e a documentação em dia pagam alíquota de 1% sobre o valor do veículo – o índice padrão para cálculo do imposto é 3,5%. E para garantir o desconto de 70% no IPVA no ano de 2023, os motoristas devem fazer a inspeção veicular e apresentar a documentação no Detran-PR até o final de dezembro.

O diretor técnico-comercial da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Fábio Morgado, ressalta que, além da vantagem econômica, garantir a manutenção do veículo em dia é fundamental para a segurança de todos.

Qualquer veículo pode ser convertido para o GNV e, assim, se tornar bicombustível, mantendo ou a gasolina ou o etanol, adicionando o GNV. O kit deve ser instalado em uma oficina credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Atualmente, no Paraná, existem 16 oficinas aptas a fazer a instalação. É necessário armazenar o GNV no cilindro próprio, com selo de certificação do Inmetro.

Após a conversão para GNV, e a cada 12 meses, o veículo precisa passar por inspeção em uma empresa especializada. A partir desse procedimento será possível emitir certidões, essenciais para obter o licenciamento anual e para apresentar no momento do abastecimento.

Nos postos, as recomendações de segurança durante o abastecimento incluem: estacionar o carro no local indicado; manter o porta-malas e o capô abertos; desligar o motor, rádio, faróis e acessórios elétricos; não utilizar o telefone celular ou outros aparelhos eletrônicos; não fumar no local; sair do veículo e manter-se a uma distância segura.

A relação completa com os endereços está disponível no site da Compagas.

Via AEN

Avatar

felipe.costa

Multa automática por falta de exame toxicológico deixa de existir

Multa automática por falta de exame toxicológico deixa de existir

Decisão segue resolução do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-PR)

Paraná confirma mais de mil casos de dengue por dia

Paraná confirma mais de mil casos de dengue por dia

Cálculo considera a média de infecções desde o início do ciclo epidemiológico, em agosto

Instabilidade predomina no Paraná, neste domingo (19)

Instabilidade predomina no Paraná, neste domingo (19)

Em Curitiba, a chuva cessa durante a tarde, máxima prevista não ultrapassa os 17º

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Entre 2010 e 2022, a taxa de analfabetismo no estado caiu de 6,3% para 4,3%