CuritibaGeral

Contorno Sul: Obras de iluminação começam nesta segunda

Obras preveem instalação de luzes no canteiro central iluminação em LED e nas vias marginais

 Contorno Sul: Obras de iluminação começam nesta segunda

Começa nesta segunda-feira a instalação de um sistema de iluminação e dispositivos de segurança no Contorno Sul. As obras preveem instalação de luzes no canteiro central, iluminação em LED nas vias marginais, em trechos de travessias e obras de arte ainda não iluminadas, além de dispositivos de segurança como sinalização, barreiras de concreto e defesas metálicas, para evitar o choque direto dos veículos com os postes instalados em possíveis acidentes.

De acordo com o governo estadual, a mudança deve favorecer 60 mil carros que passam no Contorno Sul diariamente, além dos moradores locais. “Aqui era uma região não tão povoada, mas era um corredor importante. Com o passar dos anos, o volume de carros e caminhões foi aumentando, então o contorno precisava ser modernizado. Vamos transformá-lo em uma grande avenida, melhorando o trânsito e a segurança das pessoas que aqui vivem”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Vão ser 6 meses de execução e, por isso, motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar pelo local ou, caso seja possível, usar um caminho alternativo. Segundo a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), pelo menos duas linhas do transporte coletivo metropolitano devem ter mudanças neste período. São elas as linhas J02 Campo Largo – Camp. do Siqueira e J62 CTBA – Campo Largo. Os serviços vão ser acompanhados por equipes da Superintendência de Trânsito (Setran), de Curitiba, que vão organizar os desvios pelas marginais.

A obra tem início nesta segunda no km 587, na interseção com a Rodovia do Café, no sentido Tatuquara, no sentido Rua Vicente Micheloto. A previsão da empresa é que a instalação seja concluída no ritmo de 1 quilômetro por semana, com trabalhos a partir das 9h até às 16h30.  A partir de 16 de janeiro, está previsto o início das obras no sentido São Braz, até finalizar novamente na interseção com a Rodovia do Café. No total, serão  10,7 quilômetros de extensão. As luzes serão ligadas conforme ficarem prontas, com reforço da segurança o mais breve possível. 

As obras têm investimento de 21,6 milhões do governo estadual, e são conduzidas pelo Consórcio Engeluz-Marandel, vencedor da licitação.A autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), inclui mais quatro quilômetros de iluminação até a interseção do Contorno Sul com a BR-116, na região do Ceasa. Este trecho deve ser contratado após a conclusão da primeira etapa.

Reportagem Amanda Yargas com informações da AEN

Avatar

amanda.yargas

5ª Edição do Amigo Bicho 2024 acontece no sábado (06)

5ª Edição do Amigo Bicho 2024 acontece no sábado (06)

Estarão disponíveis para adoção seis cães adultos

Júri de Erik Busetti deve se estender até quinta-feira

Júri de Erik Busetti deve se estender até quinta-feira

No segundo dia do julgamento são ouvidas as testemunhas convocadas pela defesa

Curitiba abre cadastro para permissões de uso de bens imóveis

Curitiba abre cadastro para permissões de uso de bens imóveis

Cadastramento é destinado para organizações da sociedade civil que desenvolvam projetos sociais considerados relevantes

Binário do São Lourenço: reunião prevê melhorias no trafego

Binário do São Lourenço: reunião prevê melhorias no trafego

Um colégio da região ainda vai confirmar como será nova obra