CuritibaGeral

Policial investigado por pedir propina é denunciado pelo MP

Ele foi afastado das funções a pedido do MP-PR

 Policial investigado por pedir propina é denunciado pelo MP

Foto: divulgação/Polícia Civil

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou um policial civil suspeito de pedir dinheiro para não autuar um caminhoneiro por suposto crime ambiental, em Curitiba. Cássio Laercio de Almeida da Silva foi denunciado por concussão – usar cargo público para obter vantagem, e ainda por adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Veja mais:

O suspeito é investigador na Delegacia da Mulher e do Adolescente de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele foi afastado das funções a pedido do MP-PR. A defesa do policial afirma que provará a inocência ao longo do processo. Conforme a denúncia, na situação ele se passou por policial civil. Além de Cássio, Rafael Correa Santos também foi denunciado.

A promotora de Justiça, Ana Vanessa Fernandes Bezerra, detalha o caso.

Cássio foi preso em flagrante por extorsão no fim de setembro, após uma denúncia de um motorista de um caminhão que afirmou ter sido abordado próximo a um aterro sanitário pelo agente e por Rafael Correa Santos, que se passava por policial civil.

Na ocasião, segundo a denúncia, o policial acusou o motorista de descarte ilegal de materiais no aterro sanitário e exigiu R$ 1,5 mil para não multá-lo por crime ambiental, nem apreender o veículo. A vítima afirmou à polícia que combinou de realizar o pagamento ao policial no mesmo dia em um posto de combustível, mas, os planos foram cancelados após constatarem a presença de viaturas no local.

Por meio de mensagens enviadas em um aplicativo de celular, o policial combinou de buscar o dinheiro no dia seguinte, no trabalho do motorista. Porém o caminhoneiro procurou a delegacia e registrou a denúncia. Após a ação, uma equipe policial montou uma operação para prender o suspeito no local combinado para fazer o pagamento.

De acordo com a Polícia Civil, o policial investigado percebeu a presença dos outros policiais, tentou fugir, mas acabou preso. A polícia informou também que o veículo usado pelos suspeitos possuía sinais de adulteração na placa. Conforme a avaliação da corregedoria da Polícia Civil, a ação mostrou que “o policial, contratado para investigar crimes, no fim das contas, acabaria se tornando um gestor da criminalidade”.

Reportagem: redação.

Avatar

felipe.costa

Barbatuques comemora 25 anos de carreira no Guairinha

Barbatuques comemora 25 anos de carreira no Guairinha

Grupo reconhecido mundialmente pela percussão se apresenta nos dias 4 e 5 de maio

Mutirões oferecem 799 vagas de emprego em Curitiba; saiba mais

Mutirões oferecem 799 vagas de emprego em Curitiba; saiba mais

Processos seletivos serão realizados nas dez regionais da cidade, das 9h às 16h