NacionalGeral

Robô pode reduzir em até 80% as filas do SUS

A inteligência artificial oferece tecnologia cognitiva para gerenciar riscos por meio do monitoramento de dados

 Robô pode reduzir em até 80% as filas do SUS

Foto: divulgação

Laura. Esse é o nome do Robô que promete melhorias no atendimento da saúde pública do país. Criada pelo analista de sistemas Jac Fressato, a inteligência artificial, de acordo com o diretor geral do Instituto Laura, Marco Sanfelice, oferece tecnologia cognitiva para gerenciar riscos por meio do monitoramento de dados.

Quando foi criada em 2014, o intuito era reduzir as mortes causadas por infecções generalizadas. Mas então percebeu-se que o uso poderia ser ampliado. Durante a pandemia, Curitiba, por exemplo, aproveitou a tecnologia com foco no monitoramento de pacientes com sintomas de Covid-19. A partir de uma análise de risco a ferramenta definia se havia ou não a necessidade de um atendimento médico presencial. E é através desse tipo de análise que ela pode ser usada também para outras demandas, em especial para pacientes com risco hospitalar, como cardiopatas, hipertensos e diabéticos, que precisam de monitoramento constante.

Mais de 30 planos de saúde em todo o país já aplicam a tecnologia. E há também municípios que fizeram parcerias com o instituto para o atendimento pelo SUS. Além de Curitiba, o robô Laura foi implementado no sistema de saúde de Guarapuava, na região central do estado, e também em São Paulo e São Bernardo do Campo. A robô auxilia no atendimento médico, com possibilidade inclusive de reduções de 60 a 82% na fila de espera do SUS.

O Instituto Laura é uma ONG sem fins lucrativos criada em 2019 com o intuito de democratizar o acesso à saúde, com foco no SUS e possíveis melhorias.

Reportagem por Vanessa Fontanella.

Avatar

mariane.abreu

Venda do álcool líquido 70% volta a ser proibida

Venda do álcool líquido 70% volta a ser proibida

Continua permitido o álcool 70% em outras formas, como gel, lenço umedecido e aerossol

Paraná envia 32 bombeiros ao Rio Grande do Sul

Paraná envia 32 bombeiros ao Rio Grande do Sul

Equipes devem auxiliar as vítimas das chuvas

Fãs curitibanos se organizam para show de Madonna em Copacabana

Fãs curitibanos se organizam para show de Madonna em Copacabana

Última apresentação da turnê Celebration Tour ocorre no sábado (4)