ParanáGeral

Paraná aplica 2º reforço covid em pessoas abaixo dos 40

Doses devem ajudar a segurar aumento de casos observado nas últimas semanas

 Paraná aplica 2º reforço covid em pessoas abaixo dos 40

Foto: José Fernando Ogura/ AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) liberou ontem (quinta-feira 10) a aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 em pessoas abaixo de 40 e acima de 18 anos. A aplicação pode ser feita em pessoas que tenham tomado o primeiro reforço há pelo menos quatro meses. A orientação é que a gestão municipal defina as estratégias de chamamento e aplicação do novo reforço em cada localidade.

De acordo com o secretário da Saúde, Beto Preto, a intenção é preparar a população para a chegada de uma nova subvariante da Ômicron.

Já a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, disse que os índices da doença na cidade podem indicar que a nova variante já chegou por aqui.

Uma pesquisa sobre reinfecções por Covid-19 publicada na revista científica Nature confirma que o risco de hospitalização é 3x maior e o de morte 2x maior nestes casos mesmo entre pessoas vacinadas do que em pessoas que tiveram a doença pela primeira vez. Também há um risco maior de sequelas depois da reinfecção.

Por isso Battistella reforça que a doença ainda deve inspirar cuidados.

Um outro artigo, também publicado na Nature, apresenta uma lista com 57 recomendações de alto consenso para acabar com a ameaça à saúde pública causada pela Covid-19. São recomendações que atingiram mais de 95% de concordância em um painel composto por 386 cientistas de 112 países, sendo 10 brasileiros.

As recomendações estão divididas em 6 áreas, são elas as recomendações que destacam a importância de desenvolver uma comunicação efetiva; fortalecer os sistemas de saúde; enfatizar a vacinação, mas não exclusivamente; promover medidas de prevenção; expandir os tratamentos e combater as desigualdades.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Desde quarta-feira (01), 32 bombeiros militares também atuam no Rio Grande do Sul