ParanáGeral

Discussão para transformar Copel em corporação é adiada

Motivo foi um pedido de vista da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Paraná

 Discussão para transformar Copel em corporação é adiada

Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

O projeto de lei que propõe transformar a Companhia Paranaense de Energia (Copel) em corporação teve a discussão, prevista para esta terça-feira (22), adiada. O motivo foi um pedido de vista da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Paraná.

A proposta, encaminhada pelo Poder Executivo em regime de urgência, além da transformação da companhia em corporação, também pretende mudar o capital da empresa de aberto para disperso. Os deputados contrários à mudança defendem que o texto tem o intuito de privatizar a Copel.

Veja mais:

A liderança do Governo do Paraná nega essa possibilidade e afirma que o estado vai continuar tendo o controle majoritário sobre a companhia. A previsão é que o tema seja retomado nesta quarta-feira (23). A Assembleia Legislativa também discute essa semana outras 15 propostas encaminhadas pelo governo do estado em regime de urgência.

Entre eles estão a criação de secretarias estaduais e um projeto que aumenta a chamada alíquota modal do ICMS, de 18% para 19%. Serão criadas nove secretarias, desmembradas a partir da estrutura atual, e cargos equivalentes para o gerenciamento das novas políticas públicas.

O objetivo, de acordo com o Governo do Paraná, é melhorar o atendimento ao cidadão e a eficiência da máquina pública. Entre as novas secretarias estão Justiça e Cidadania; Ação Social e Família; Mulher e Igualdade Racial; Cultura; Esporte; Turismo e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Nessa mudança, algumas superintendências criadas na reforma administrativa em 2019 passam a ter status de Secretaria. Esse pacote de propostas deve ser votado em plenário até quinta-feira (24).

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

jully.mendes

Paraná fica em terceiro lugar na geração de empregos

Paraná fica em terceiro lugar na geração de empregos

Recorte trimestral foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego

Ponte de Guaratuba deve ficar pronta até abril de 2026

Ponte de Guaratuba deve ficar pronta até abril de 2026

Uma nova etapa das obras foi lançada nesta terça-feira (30)

Nova etapa da Ponte de Guaratuba será lançada nesta terça

Nova etapa da Ponte de Guaratuba será lançada nesta terça

De acordo com governo estadual, data marca entrega da Licença de Instalação