ParanáEconomia

Clima reduz, mas previsões indicam expectativa de boa safra

Neste verão, devem ser alcançadas 24 milhões e setecentas mil toneladas no Paraná

 Clima reduz, mas previsões indicam expectativa de boa safra

Foto: Cleverson Beje/FAEP/Arquivo ANPr

O relatório de safra do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), fechou janeiro com estimativa de redução de cerca de 3% no verão 2022/23. A queda é calculada em comparação ao mês anterior e acontece, sobretudo, por causa das condições climáticas não favoráveis no período de plantio ou desenvolvimento.

Veja mais:

Em dezembro, estava prevista safra de mais de 25 milhões de toneladas. Agora, caiu para 24 milhões e setecentas mil. Mesmo assim, continua maior comparado aos dois últimos ciclos e, dependendo do clima, pode ser uma das maiores da história. A Previsão Subjetiva de Safra, apresentada nesta quinta-feira (26) pelos técnicos do órgão, aponta, no entanto, um leve aumento na área plantada,chegando a seis milhões e 268 mil.

Com as novas estimativas, a soja deve ganhar 1,3% de área plantada na atual safra. Em relação à previsão inicial de produção, que era de 21 milhões e 500 mil toneladas, a queda seria de quase 4%. O analista do segmento no Deral, Edmar Gervásio se diz otimista com a produção de soja do estado.

Já para a primeira safra de milho, a expectativa é de produção de três milhões e setecentas mil toneladas. O volume é 2,3% menor que a previsão inicial.

Foto: divulgação/Adapar

Em relação ao trigo, não há alteração no prognóstico de 3,37 milhões de toneladas.  No ano passado, a produção foi de 22 milhões de toneladas. Para o atual ciclo, a estimativa é de ficar entre 12 e 14 milhões. A perda é equivalente à produção brasileira.

Por outro lado, diferentemente de outros anos, as condições climáticas estão favorecendo a cultura do feijão.  A fase predominante é a colheita, que já atingiu cerca de 52% dos 116 mil hectares cultivados na primeira safra. Entretanto, segundo o economista Methodio Groxko, analista da cultura no Deral, as chuvas atrapalharam no momento do plantio.

A safra de café de 2022 rendeu ao Estado em torno de quinhentas mil sacas, ou aproximadamente 29 mil toneladas. Agora, a previsão está em torno de setecentas mil sacas. A colheita deve começar em março para os que floresceram antes, mas a maior parte será tirada em junho, estendendo-se até setembro.

Reportagem: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Aplicativo ajuda motoristas na hora de escolher combustível para abastecer

Aplicativo ajuda motoristas na hora de escolher combustível para abastecer

São diversas funcionalidades na ferramenta para garantir agilidade e informação na hora do abastecimento

Paraná lança campanha com objetivo de diminuir acidentes de trânsito

Paraná lança campanha com objetivo de diminuir acidentes de trânsito

Estado espera diminuir o número de leitos hospitalares ocupados por vítimas de acidentes

Motorista atropela motociclista e foge sem prestar socorro; VÍDEO

Motorista atropela motociclista e foge sem prestar socorro; VÍDEO

Caso aconteceu em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba