ParanáEconomia

Material Escolar: aplicativo “Menor Preço” permite pesquisa on-line

Toda semana, são mais de 10 mil preços atualizados

 Material Escolar: aplicativo “Menor Preço” permite pesquisa on-line

Foto: Arquivo/ANPr

Quem ainda não comprou material escolar para os filhos é bom preparar o bolso. A Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares previu, para 2023, altas que podem variar entre 15% e 30% nos preços. E esse valor pode ficar ainda mais salgado para os pais que tiverem pressa na hora de ir às compras.

Veja mais:

A orientação da diretora do Procon/PR, Claudia Silvano, é não abrir mão das pesquisas de preço. Uma alternativa para quem está sem tempo de ir até as lojas físicas, é baixar o aplicativo Menor Preço, uma ferramenta do Nota Paraná que permite a comparação dos valores dos itens em diferentes estabelecimentos comerciais dentro de um raio de até 20 quilômetros.

Além da pesquisa, é importante também ter atenção com os itens que a escola inclui na lista. Segundo o Procon, os pais têm o direito de saber para que vão ser usados os materiais e a escola não pode pedir nada em excesso.

Além de itens básicos como cadernos e lápis, a escola também pode incluir na lista materiais que sejam usados em atividades pedagógicas, como papel sulfite, cola e tinta guache. Mas artigos de uso coletivo, como papel higiênico, copos descartáveis e produtos de higiene e limpeza, são proibidos.

A publicitária Cláudia Bosa tem duas filhas em idade escolar, uma de nove e outra de 16 anos. Ela explica que não compra nada sem antes pesquisar. Para esse ano letivo, começou a olhar os preços em dezembro.

Cláudia também tem o hábito de fazer as filhas reaproveitarem o material escolar do ano anterior, desde lápis de cor até cadernos. Para ela, o reaproveitamento vai muito além de economia, é questão de consciência e sustentabilidade.

As informações disponíveis no aplicativo Menor Preço são atualizadas em tempo real, toda vez que o varejista emite uma nota fiscal. Toda semana, são mais de 10 mil preços atualizados. O aplicativo também permite a criação de listas para fazer a pesquisa de todos os itens na plataforma. Mas essa opção de busca só é possível para quem tem o cadastro no programa Nota Paraná.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Atendimentos relacionados a hipertensão crescem 500% no Paraná

Atendimentos relacionados a hipertensão crescem 500% no Paraná

A prevalência da condição na população paranaense é de quase 23%

Júri de Jorge Guaranho é suspenso pela Justiça

Júri de Jorge Guaranho é suspenso pela Justiça

Decisão atende pedido da defesa do ex-policial penal. Guaranho é réu por homicídio duplamente qualificado

Polícia investiga morte de criança em Guaratuba, no litoral

Polícia investiga morte de criança em Guaratuba, no litoral

Menino de 11 anos morreu após sentir ânsia e dor de cabeça ainda na escola