ParanáCidades

Avião do Paraná busca órgão para transplante em Joaçaba (SC)

O Sistema Estadual de Transplantes do Paraná é considerado o mais organizado do Brasil

 Avião do Paraná busca órgão para transplante em Joaçaba (SC)

Divulgação/Casa Civil

Um avião que pertence ao Governo do Paraná voou até Joaçaba, em Santa Catarina, neste sábado (11), para buscar um fígado para transplante. O uso de aeronaves permite a captação de órgãos em outros estados, diminuindo o tempo de espera na fila de transplantes.

Segundo a Divisão de Transporte Aéreo da Casa Militar, essa foi a segunda missão no estado de Santa Catarina apenas neste ano. Ao todo, somente em 2023, o avião levantou 12 voos e transportou 29 órgãos para transplante.

Além dos voos para Santa Catarina, um órgão foi buscado em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e dois em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Em média, a aeronave do estado tem feito 100 missões por ano. Nos últimos quatro anos, foram quase 400 voos com esse objetivo. Os números fazem do Paraná o segundo colocado do Brasil em números gerais de doações de órgãos.

Nem todos os estados dispõem de aeronaves próprias para as missões. Por isso, dependem exclusivamente da disponibilidade da Força Aérea Brasileira (FAB) para realizar a logística.

O Sistema Estadual de Transplantes do Paraná é considerado o mais organizado do Brasil. Atualmente, são nove veículos exclusivos para o transporte de órgãos. Também há um veículo em cada uma das sedes da Organização de Procura de Órgãos (OPO), em Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá.

A velocidade da logística é fundamental para o sucesso do transplante. Cada órgão tem um prazo máximo de sobrevivência fora do corpo. O coração, por exemplo, precisa ser transplantado em, no máximo, 4 horas. Os fígados têm um tempo de sobrevivência de 12 horas e os rins podem ser transplantados em, no máximo, 36 horas.

Avatar

angelo.sfair

Copel faz a poda de mais de 18 mil árvores

Copel faz a poda de mais de 18 mil árvores

Queda de árvores e galhos são uma das principais causas de desligamentos

Em dias quentes, atenção com a saúde deve ser redobrada

Em dias quentes, atenção com a saúde deve ser redobrada

Paraná está em alerta para uma nova onda de calor até quarta-feira (25)

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

A Vacina oral será substituída pela injetável seguindo recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI)