PolíticaGeral

Alep aprova a criação de três novas comissões permanentes

A proposta abre espaço para até sete novos blocos parlamentares temáticos para aprofundar discussões

 Alep aprova a criação de três novas comissões permanentes

Foto: Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira (14) a criação de três novas comissões permanentes. Passam a integrar a estrutura da Casa: a Comissão de Igualdade Racial, a de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a de Minas, Energia e Água. Outra mudança no Regimento Interno é a possibilidade de instalação de até sete novos blocos parlamentares temáticos para tratar de assuntos de interesse público. O relator da proposta na CCJ, deputado Gugu Bueno (PSD), defendeu as mudanças, argumentando que as comissões e os blocos parlamentares trazem relevância e profundidade para temas sensíveis aos paranaenses.

Veja também:

O parlamentar também argumenta que a criação de comissões e blocos parlamentares aproxima o Estado das principais discussões do País. Para Bueno, o Paraná não pode ficar alheio aos debates promovidos em Brasília.

O texto aprovado na CCJ aponta que compete à Comissão de Igualdade Racial se manifestar sobre todas as propostas que envolvam políticas públicas relacionadas ao tema. Da mesma forma, o grupo vai analisar medidas para diminuir a desigualdade social e a discriminação racial. A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa vai debater, orientar, apoiar e fiscalizar a atuação do Poder Público nessa área. Da mesma forma, poderá atuar para ampliar os programas destinados a esse público e fiscalizar o cumprimento do Estatuto do Idoso. Por fim, compete à Comissão de Minas, Energia e Água deliberar sobre a indústria de mineração e fomento à atividade hídrica e de mineração no Estado. Também cabe ao grupo se manifestar sobre todas as propostas relacionadas às políticas sobre recursos minerais, energéticos e hídricos, em um trabalho complementar à Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

ana.flavia

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

A média é de 100 denúncias por dia no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Município terá que adotar medidas de melhorias em relação a zoonoses após pedido do MP