ParanáCidades

Litoral: três mortes são registradas durante o final de semana

Os bombeiros retomaram as buscas por uma vítima de afogamento na Ilha do Mel

 Litoral: três mortes são registradas durante o final de semana

Divulgação/BPMOA

Três mortes por afogamento foram registradas neste final de semana, no litoral do Paraná. As ocorrências foram em Paranaguá, Morretes e Guaratuba.

Uma quarta ocorrência está em andamento: o Corpo de Bombeiros retomou às 8h desta segunda-feira (3) as buscas por um jovem que se afogou na Ilha do Mel.

Segundo as informações recebidas pela corporação, o homem de 19 anos se afogou neste domingo (2) quando nadava na região próxima ao Farol da Ilha, na praia de Nova Brasília.

O tenente Lucas Schramm, do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, explica que as condições do tempo não estão favoráveis. No período da tarde, a corporação deve solicitar o apoio de aeronaves, caso as condições do tempo permitam:

Com o final do verão, diminuiu o número de guarda-vidas no litoral paranaense. Os postos são abertos em dias de maior movimento, como finais de semana e feriados.

Neste período de menor cobertura dos Bombeiros, o tenente orienta que os banhistas sejam cautelosos e não “testem” seus limites. Mesmo aqueles que sabem nadar devem entrar no mar com cuidado, porque buracos e correntes oferecem riscos sérios:

Homens jovens,  na faixa dos 20 e dos 30 anos, são as principais vítimas de afogamento no litoral do Paraná. Esse grupo tende a ter dificuldade para entender os próprios limites físicos e costuma se expor a situações evitáveis.

Segundo Lucas Schramm, outro fator de risco é a ingestão de bebidas alcoólicas:

As mortes por afogamento neste final de semana aconteceram na Baía de Paranaguá, na Lagoa Azul, em Morretes, e no rio Saí-guaçu, em Guaratuba.

O Corpo de Bombeiros orienta que a população avise as autoridades pelos telefones de emergência (193 e 190) sempre que avistar uma situação de afogamento.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

angelo.sfair

Dez municípios paranaenses são destaque na pecuária e aquicultura

Dez municípios paranaenses são destaque na pecuária e aquicultura

Toledo é a maior produtora brasileira de suínos, com 899 mil cabeças abatidas em 2023