ParanáCidades

Cidades têm seis meses para apresentar projeto do novo asfalto

Os 160 municípios vão receber R$ 500 milhões para a nova pavimentação

 Cidades têm seis meses para apresentar projeto do novo asfalto

Foto: Divulgação / TCE

As 160 cidades paranaenses selecionadas no programa “Asfalto Novo, Vida Nova” têm até outubro para apresentar o projeto de pavimentação. Esta é a primeira etapa da iniciativa que disponibiliza recursos para que as ruas de terra sejam transformadas em pavimentadas, com acesso às galerias de água e calçadas com acessibilidade.

O investimento é de mais de quinhentos milhões de reais, custeados pela Assembleia Legislativa do Paraná e pelo governo estadual.

Nesta fase, foram escolhidos municípios com até sete mil habitantes. É o caso de Jesuítas, no sudoeste do estado. Para o prefeito, Junior Weiller, as expectativas são altas.

Além do asfalto, o investimento será feito também em postes com iluminação de LED para o município. O secretário de Cidades do Paraná, Eduardo Pimentel, destaca que, como contrapartida, as prefeituras deverão plantar árvores em quantidade proporcional ao investimento em asfalto.

Cada município fica responsável pela licitação e pela fiscalização das obras. O secretário de planejamento, Guto Silva, aponta que o projeto busca combater a evasão das cidades pequenas.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, lembra que os recursos já estão disponíveis.

A expectativa é que todas as cidades paranaenses de até 25 mil habitantes sejam contempladas até o final do projeto.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

larissa.biscaia

Dez municípios paranaenses são destaque na pecuária e aquicultura

Dez municípios paranaenses são destaque na pecuária e aquicultura

Toledo é a maior produtora brasileira de suínos, com 899 mil cabeças abatidas em 2023