CuritibaGeral

Shows na Pedreira proibidos em dias de clássicos de futebol

O pedido do MPPR considera o fato de jogos decisivos envolverem grande número de torcedores

 Shows na Pedreira proibidos em dias de clássicos de futebol

Foto: Levy Ferreira/SMCS

A Prefeitura de Curitiba está proibida de autorizar a realização de shows na Pedreira Paulo Leminski no mesmo dia em que houver jogos decisivos ou clássicos de futebol na capital paranaense. O pedido do Ministério Público do Paraná, acatado pela Justiça, considera o fato desses jogos envolverem grande número de torcedores, com potencial de possíveis ocorrências.

Veja mais:

A proibição da realização simultânea desses eventos foi definida em acordo firmado entre o MP do Paraná e o Município de Curitiba no âmbito da ação civil pública, homologado em 2014.  Mas, o município descumpriu o acordo, conforme explica o promotor de Justiça, Sérgio Luiz Cordoni.

Segundo o Ministério Público o descumprimento do acordo foi em 16 de abril de 2016. Dia em que aconteceu um clássico entre Athletico e Paraná Clube, na Arena da Baixada, pela semifinal do Campeonato Paranaense daquele ano (CAP 2 X 1 PRC).

No mesmo dia, na Pedreira, aconteceu a 3ª edição do Warung Day Festival, que é um festival de música eletrônica. A sentença foi expedida no âmbito de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente. O promotor ainda explica que o município interpôs recurso no Superior Tribunal de Justiça e teve o recurso indeferido em março, decisão da qual o MP foi notificado nesta semana.

O objetivo do acordo, e agora, proibição de acordo com o Ministério Público é a necessidade de garantir a segurança dos públicos de ambos os eventos, considerando a capacidade operacional e de atendimento da Polícia Militar.

Em caso de descumprimento da medida, foi fixada uma multa de R$ 70 mil a ser aplicada para cada evento realizado indevidamente. Em nota, a Prefeitura de Curitiba informa que em relação à ação proposta pelo Ministério Público, o Município esclarece que já foi comprovado não ter havido descumprimento dos termos do acordo feito na época da concessão da Pedreira Paulo Leminski.

Diz ainda, que sobre a decisão da não realização simultânea de shows em dias de clássicos e decisões de partidas de futebol, o Município sempre exigiu e continuará exigindo que o concessionário aja de acordo com o estabelecido.

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Jessica de Holanda

Catálogo de Bispo do Rosário está disponível no MON

Catálogo de Bispo do Rosário está disponível no MON

Na semana de lançamento do livro, Brasil relembra a luta antimanicomial

Curitiba registra inflação de 0,37% em abril

Curitiba registra inflação de 0,37% em abril

Alimentos como cebola, arroz e azeite de oliva acumulam as maiores altas em 12 meses

Curitiba: confira os 400 pontos de doação para o RS

Curitiba: confira os 400 pontos de doação para o RS

Doações podem ser feitas nos pontos de coleta; para grandes quantidades ligue no 156

Acusados de matar empresário em Curitiba vão a júri popular

Acusados de matar empresário em Curitiba vão a júri popular

Julgamento dos quatro acusados acontece no Tribunal do Júri da capital no próximo dia (27)