CuritibaGeral

“Maioria é fake news”, alerta PC sobre ameaças a universidades

As aulas nas instituições estão mantidas e comunicados estão sendo encaminhados diretamente aos alunos

 “Maioria é fake news”, alerta PC sobre ameaças a universidades

Foto: divulgação

Universidades e faculdades particulares de Curitiba anunciaram reforço na segurança dos campi após rumores de ataques em ambientes educacionais circularem pelas redes sociais. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) emitiu um comunicado informando que criou um comitê para monitorar o assunto e reforçou o plano de segurança nos prédios da instituição. O mesmo foi anunciado pelos Centros Universitários FAE, UniCuritiba e Unibrasil, que afirmam ter reforçado as equipes de segurança diante de qualquer ameaça. As aulas nas instituições estão mantidas e comunicados estão sendo encaminhados diretamente aos alunos ou pelos canais oficiais das instituições.

Segurança nas Universidades públicas

Nas instituições públicas, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirma que o tema está na pauta das universidades há algum tempo e que cada uma desenvolve ações para atuar na prevenção de problemas que possam afetar a comunidade universitária.

Veja também:

Polícia Civil alerta para “efeito contágio”

A Polícia Civil emitiu um alerta destacando que “a maioria dos casos são fake news criadas pelos próprios alunos ou ex-alunos, com a intenção de gerar insegurança, pânico, para ter visibilidade, fazer brincadeiras de mau gosto ou até mesmo impedir as aulas”. A Polícia destaca, ainda, o cuidado com o efeito contágio ao compartilhar notícias de massacre ou de possíveis atentados, que podem encorajar infratores a concretizar algum ataque.

A PC pede que a população tire print da mensagem com a ameaça de maneira que seja possível identificar o número de telefone ou o perfil da rede social do autor, ou outros dados que identifiquem o agressor e a rede social utilizada para veicular a ameaça. Denúncias podem ser feitas pelo 181.

Ana Flavia Silva

Avatar

ana.flavia

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Para doar, não precisa de agendamento, basta chegar no hospital das 9h às 16h30

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Previsão para sexta-feira (20) é de tempestades para praticamente todo o estado

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Crime foi registrado na cidade em julho deste ano; vítima foi encontrada carbonizada