CuritibaGeral

Animais do Zoológico de Curitiba recebem alimentação adaptada no outono

Entre as opções está a inclusão do pinhão. O ambiente também é alterado

 Animais do Zoológico de Curitiba recebem alimentação adaptada no outono

Foto: Pedro Ribas/ SMCS

Com a queda das temperaturas nos últimos dias, os animais do Zoológico de Curitiba tiveram mudanças na alimentação e na ambientação do local. O pinhão e outros alimentos mais calóricos entraram no cardápio de 1.800 animais, de 170 espécies.

Veja mais:

Segundo o Zootecnista chefe de nutrição do zoológico, Carlos Grubhofofer, a adaptação auxilia os animais a manterem a temperatura corporal.

Nas últimas semanas, também entraram no cardápio as castanhas, um mix variado de grãos com aveia, casca de soja e ração, batata-doce, cenoura, abóboras, tomate e mel. Segundo o zootecnista, os alimentos não são temperados e cada espécie recebe uma alimentação específica. Alguns deles são alimentados quatro vezes ao dia, outros uma vez.

Além da comida, o ambiente em que o animal vive também é adaptado. Alguns locais são fechados para reduzir a intensidade do vento. Em dias que chegam a 2ºC, as chamadas “casinhas” podem ser aquecidas em até 10ºC.

Algumas espécies recebem forragem in natura, como o capim, que são plantados pelo próprio zoológico e depois de seco entregue aos bichos. Nos próximos meses, quando passar o inverno, a alimentação dos animais vai voltar para uma dieta menos calórica.

Reportagem: Jessica de Holanda, com supervisão de Leonardo Gomes

Avatar

Jessica de Holanda

Vale da Música recebe exposição de João Urban

Vale da Música recebe exposição de João Urban

Fotógrafo curitibano tem mais de 60 anos de carreira