ParanáGeral

Após autonomia dos Bombeiros, PR chama mais de 400 servidores

Todo o quadro próprio de bombeiros, antes vinculado à PM, passou para uma estrutura própria

 Após autonomia dos Bombeiros, PR chama mais de 400 servidores

Foto: Ari Dias/ AEN

O Paraná incorporou, hoje (quinta-feira, 25), 419 novos profissionais para a estrutura do Corpo de Bombeiros. É a maior contratação da última década, e a primeira após a aprovação da autonomia da corporação, no ano passado.

Veja mais:

Essa mudança transferiu as atividades de gestão de recursos humanos, aquisição de materiais e equipamentos da corporação. Todo o quadro próprio de bombeiros, que era vinculado à PM, passou para uma estrutura própria.

O governador Ratinho Junior acompanhou a formatura, no Palácio Iguaçu, e afirmou que o Corpo de Bombeiros do Paraná tem grande reconhecimento.

O Estado ainda tem um novo concurso previsto, para a contratação de mais 130 bombeiros. Junto com os novos 419 contratados, o efetivo total vai superar os três mil e 300 profissionais. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, 47 mulheres e 68 pessoas negras estão entre os formados.

Foto: Ari Dias/ AEN

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Vasco de Figueiredo Junior, a nova fase representa mais um reconhecimento das ações realizadas diariamente pelos profissionais.

Os novos contratados passaram por treinamentos de mil e quinhentas horas, ao longo de nove meses. Além do combate a incêndios, as atividades envolveram atendimento pré-hospitalar e busca, resgate e salvamentos em diferentes situações.

A partir de agora, os bombeiros irão atuar em todo o Estado, divididos em 18 quartéis de 15 cidades: Apucarana, Cianorte, Colombo, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Maringá, Londrina, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais e Umuarama.

Reportagem: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Desde quarta-feira (01), 32 bombeiros militares também atuam no Rio Grande do Sul

Secretarias e órgãos estaduais têm mudanças na gestão

Secretarias e órgãos estaduais têm mudanças na gestão

Trocas foram anunciadas pelo governador Ratinho Junior