ParanáGeral

PF prende suspeitos de monitorar forças de segurança em Cascavel

O grupo investigado acompanhava servidores da Receita Federal para facilitar o contrabando na Tríplice Fronteira

 PF prende suspeitos de monitorar forças de segurança em Cascavel

Divulgação/PF

Um grupo suspeito de monitorar as atividades das forças de segurança em Cascavel, no oeste do Paraná, é alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (5). Os principais alvos dos criminosos eram os servidores da Receita Federal. O monitoramento dos servidores tinha como objetivo facilitar o cometimento de outros crimes, principalmente o contrabando e o descaminho. A PF cumpre dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária, válidos por cinco dias, e que podem ser renovados ou convertidos no decorrer das investigações.

A Justiça Federal também autorizou uma série de sequestros de bens e valores ligados ao grupo. Segundo a Delegacia da Polícia Federal em Cascavel, durante o cumprimento dos mandados, quatro carros foram apreendidos. A documentação recolhida pelos agentes deve auxiliar no aprofundamento das investigações.

A PF afirma que o grupo já se envolveu em várias situações de fuga de abordagens policiais. Em uma delas, inclusive, foi registrado um grave acidente de carro. Pela proximidade com a fronteira do Brasil com o Paraguai, a região oeste do Paraná é notoriamente conhecida por ser uma rota do contrabando de produtos importados ilegalmente. Por fim, o grupo também é investigado por lavagem de dinheiro.

Veja mais:

Segundo a Polícia Federal, é provável que os suspeitos tenham ligações com facções criminosas que atuam no Brasil e no exterior. Neste caso, o monitoramento de servidores públicos que atuam na segurança pública é o crime mais grave detectado pelas investigações. A operação desta segunda-feira (5) foi batizada de “Retaguarda”, em alusão ao trabalho de contrainteligência realizado pelos suspeitos, com o objetivo de burlar a repressão aos crimes fronteiriços. A PF informou que não vai se manifestar sobre a operação enquanto as atividades ainda estão em andamento.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Paraná cria projeto de boletins quinzenais sobre o cenário econômico

Paraná cria projeto de boletins quinzenais sobre o cenário econômico

Relatórios terão dados e análises sobre a economia global, nacional e regional

Simulado de acidente será realizado na BR-116

Simulado de acidente será realizado na BR-116

O treinamento será feito em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico