PolíticaGeral

Associações de catadores podem ter imposto reduzido em Curitiba

Proposta diminui alíquota do ISS de 5% para 2%

 Associações de catadores podem ter imposto reduzido em Curitiba

(Foto: Carlos Costa/CMC)

Uma proposta de mudança no Código Tributário Municipal pode beneficiar 40 associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis da capital. O assunto está na pauta das discussões desta segunda-feira (12) da Câmara de Curitiba. A intenção é que as associações inscritas no Programa Ecocidadão passem para a alíquota mínima do Imposto sobre Serviços (ISS).

Atualmente as associações recolhem 5%, se o texto for aprovado, passam para a taxa de 2%. Roselaine Mendes Ferreira, representante do Movimento Nacional de Catadores no Paraná, comenta a importância da iniciativa para a economia destas organizações.

As associações recebem, triam e comercializam resíduos da coleta seletiva da cidade. Além do aspecto social, Roselaine reforça que as associações de catadores também têm um papel relevante na preservação ambiental.

A autora do projeto de lei é a vereadora Maria Leticia (PV). A proposta original previa a inclusão das associações no rol de isentos, no qual estão profissionais autônomos, terceirizados da administração pública e veículos de comunicação, por exemplo. No entanto, a Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento ponderou que lei federal de 2003, alterada por regras estabelecidas em 2016, determina que “a alíquota mínima do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza é de 2%”.

Veja mais:

Se a proposta for aprovada pelo plenário e sancionada pelo prefeito, a redução da alíquota do ISS começa a valer 90 dias após a publicação da lei no Diário Oficial do Município

Reportagem: Amanda Yargas e Leonardo Gomes

Avatar

Izabella Machado

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

A média é de 100 denúncias por dia no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Município terá que adotar medidas de melhorias em relação a zoonoses após pedido do MP