ParanáPolícia

Perfil ligado à polícia é hackeado e usado para golpes

Uma imagem do secretário de segurança pública do Paraná ilustra a postagem dos estelionatários

 Perfil ligado à polícia é hackeado e usado para golpes

Imagem: reprodução

A imagem do secretário de segurança pública, Hudson Teixeira, foi associada a um golpe via redes sociais. O perfil do Instagram do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil do Paraná (GOA/PCPR) foi hackeado. Os golpistas postaram a imagem em que o secretário aparece junto a outros agentes em frente a um helicóptero e escreveram sobre um investimento feito por uma amiga dizendo que quem quisesse investir, deveria entrar em contato e dizer que foi indicação do grupo. Na sequência, outras postagens estimam lucros conforme os valores investidos.

Para se proteger de ser vítima deste tipo de situação, o delegado José Barreto, do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) orienta que se deve evitar clicar em links, mesmo os enviados por pessoas conhecidas, sem ter certeza do seu conteúdo e dá outras dicas.

Entre as plataformas que oferecem este serviço está os Autenticadores do Google e da Microsoft. Para poder acessar o perfil, é necessário colocar a senha normalmente e também um código gerado na hora pela plataforma. Caso você tenha sido vítima de um golpe que resultou em prejuízo financeiro, a orientação é também o contato direto com a instituição bancária.

Veja mais:

Para fazer o boletim, a pessoa deve acessar a área dedicada no site da Polícia Civil e selecionar a opção de estelionato. Em relação à invasão de perfil do GOA, a Polícia Civil informou que a situação foi pontual e restrita ao perfil administrado por servidores do GOA. A corporação também informou que instaurou inquérito policial para apurar os fatos e enfatizou que não solicita valores ou dados pessoais através de suas redes sociais.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Izabella Machado

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Servidores públicos municipais cobravam Pix para 'furar a fila' em serviços de poda e remoção

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Policiais cumpriram ordens judiciais em Curitiba, Campo Largo, Pinhais e Assis Chateaubriand