CuritibaTrânsito

Curitiba reduz em 46,5% as mortes no trânsito

A diminuição corresponde ao período de 11 anos, desde a implementação do Vida no Trânsito

 Curitiba reduz em 46,5% as mortes no trânsito

Foto: Hully Paiva/ SMCS

Em 11 anos, Curitiba reduziu em 46,5% o número de mortes em acidentes de trânsito. A mudança veio com a adoção do programa Vida no Trânsito em 2011. No ano passado, a taxa de mortalidade foi de 8,5 óbitos por 100 mil habitantes, uma queda de 49,5% em relação ao início do programa. No último ano, foram 166 mortes, contra 310 em 2011.

Os dados são do recém-divulgado relatório anual do Vida no Trânsito. De acordo com Claudionor Agibert, diretor da Escola Pública de Trânsito (EPTran) de Curitiba, o programa reúne diversos representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada para atuarem em comitês temáticos de análise e prevenção.

O relatório anual no programa aponta a Cidade Industrial como o local de mais óbitos, seguido por Cajuru, Xaxim e Uberaba. O documento indica como maiores fatores de risco e condutas que contribuíram para a ocorrência das mortes a velocidade inadequada ou excessiva, a presença do álcool, seja na vítima ou nos demais condutores envolvidos, irregularidades quanto à habilitação, problemas na infraestrutura das vias e o desrespeito à sinalização. A redução de mortes em 2022 foi de 1,2% em comparação com 2021. Apesar de parecer um número pequeno, o diretor reforça a importância do índice.

Veja mais:

Os dados destacam que, pelo terceiro ano consecutivo, os motociclistas são o grupo mais vulnerável nas ruas de Curitiba, eles representaram 38,6% dos óbitos em 2022. Apesar disso, o dado é uma diminuição de 15,8% em comparação com o ano anterior. Houve, no entanto, um aumento significativo no número de óbitos de pedestres, com um acréscimo de 9,5% em relação a 2021.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Izabella Machado

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

A rodovia ficou cerca de 4 horas totalmente bloqueada

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Participam do evento 14 estabelecimentos, com opções inusitadas do salgado à sobremesa