ParanáGeral

Chuvas deixam 5,4 mil moradores fora de casa no Paraná

A situação mais crítica é em União da Vitória, devido, às cheias do Rio Iguaçu

 Chuvas deixam 5,4 mil moradores fora de casa no Paraná

Foto: Arquivo / Augusto Lindner / IAT

O acúmulo de água da chuva ainda provoca alagamentos e deixa quase 5,4 mil pessoas fora de casa no Paraná. Segundo a Defesa Civil, a situação mais crítica é em União da Vitória, devido, principalmente, às cheias do Rio Iguaçu. Apenas no município, quatro mil moradores tiveram as casas invadidas pela água e estão com familiares ou em abrigos públicos. O porta-voz da Defesa Civil, Marcos Vidal, explica que a situação é delicada já que o nível do rio pode subir ainda mais.

Em União de Vitória, as aulas estão suspensas em sete instituições de ensino por conta do excesso de água. Outras 31 escolas e CMEIS permanecem funcionando normalmente. A previsão é que o nível do Rio Iguaçu chegue próximo a 7 metros nas próximas horas, mesmo sem chuvas. O engenheiro ambiental, doutor em Gestão Urbana e professor da PUCPR, Alessandro Bertolino, explica que como o Rio Iguaçu corta todo o estado ele sofre influência do que ocorre em diferentes regiões, como por exemplo, em Curitiba. A chuva que cai na capital pode levar até 72 horas para chegar a União da Vitória.

No total, quase 34 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas em 58 municípios. Até o momento, uma morte foi registrada e oito pessoas ficaram feridas. Ao todo, quatro mil casas tiveram danos, principalmente, por alagamentos ou destelhamentos. As cidades mais afetadas são: União da Vitória (9.000 pessoas), Rebouças (3.156), Jardim Alegre (2.800), São Jorge d’Oeste (1.600), Peabiru (1.520), Cascavel (1.350) e Ivaiporã (1.200).

Veja mais:

Até o momento, seis cidades tiveram o decreto de situação de emergência reconhecido pelo Estado. Outros três municípios (Ivaiporã, União da Vitória e Paulo Frontin) aguardam a homologação do governo para que a emergência seja colocada em prática. O capitão Marcos Vidal alerta que com a previsão de chuva forte para os próximos, a população deve se manter em alerta.

Segundo o Clima Tempo, Curitiba deve receber nessa quinta-feira (12) ao menos 60 mm de chuva. As rajadas de vento podem chegar a 54 km/h. O mau tempo deve atingir todo o estado. Em União da Vitória, por exemplo, a precipitação prevista é de 40 mm.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Izabella Machado

Mulher é resgatada em trilha com fratura na perna

Mulher é resgatada em trilha com fratura na perna

Ocorrência foi registrada na trilha do Cânion da Faxina, em São Luiz do Purunã

Árvore ameaçada de extinção é usada para desenvolver floresta brasileira

Árvore ameaçada de extinção é usada para desenvolver floresta brasileira

Sementes e mudas serão utilizadas para compor trechos da Mata Atlântica

Conselho Regional de Biomedicina do Paraná intensifica fiscalizações

Conselho Regional de Biomedicina do Paraná intensifica fiscalizações

Mais de mil ações de fiscalização foram realizadas em 2024