ParanáGeral

Queijos de Witmarsum devem ser exportados a partir de 2024

A exportação é mais uma importante conquista para a colônia que conta com produtos premiados

 Queijos de Witmarsum devem ser exportados a partir de 2024

Foto: Wikmedia Commons

Os queijos da cooperativa Witmarsum, que já são vendidos para todos os estados brasileiros, devem ser exportados para a América do Norte e Europa a partir de 2024. A exportação é mais uma importante conquista para a colônia que conta com produtos premiados e com selo de Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O Queijo Colonial e o Queijo Colonial com Pimenta Verde são produzidos desde 2002 e integram uma lista de 12 queijos finos feitos na colônia Witmarsum, que fica em Palmeira, na Região dos Campos Gerais. Com o selo IG os produtos ganham notoriedade, além de valor agregado. A cooperativa produz, mensalmente, uma média de 450 quilos dos dois queijos.

Veja mais:

A fabricação é feita com leite fornecido por 38 cooperados. O gerente comercial da cooperativa, Antonio Alves Chaves, destaca que o intuito é aumentar a produção, mas sem perder a qualidade e a excelência conquistadas ao longo dos últimos anos.

Além do selo IG, os queijos têm recebido importantes prêmios. Em 2022, no 2º Mundial do Queijo no Brasil, o tipo Appenzeller Witmarsum ganhou medalha super ouro e o tipo Raclette Witmarsum, medalha de prata. No 1º Prêmio Queijos do Paraná, o Colonial com Pimenta Verde recebeu medalha de ouro e outros seis queijos fabricados na cooperativa também foram contemplados.

A região de Palmeira está em busca de outras duas Indicações Geográficas. Uma delas é para o queijo Purungo e a outra é para o Porco Moura, uma raça brasileira trazida para a região pelos primeiros imigrantes.

No Paraná, além dos queijos da cooperativa, outros onze produtos possuem o selo IG: as uvas de Marialva, o barreado do Litoral, a bala de banana de Antonina, o melado de Capanema, a goiaba de Carlópolis, o café do Norte Pioneiro, o mel da região Oeste, o mel de Ortigueira, a erva-mate de São Matheus, o morango do Norte Pioneiro e os vinhos de Bituruna.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Giovanna Retcheski

Temporal deixa estragos em vários bairros de Curitiba

Temporal deixa estragos em vários bairros de Curitiba

Os ventos que acompanharam a tempestade chegaram a quase 70 km/h.

Dez municípios paranaenses são destaque na pecuária e aquicultura

Dez municípios paranaenses são destaque na pecuária e aquicultura

Toledo é a maior produtora brasileira de suínos, com 899 mil cabeças abatidas em 2023

Operação contra tráfico interestadual de drogas cumpre 36 ordens judiciais

Operação contra tráfico interestadual de drogas cumpre 36 ordens judiciais

No Paraná, seis pessoas foram presas preventivamente e outras cinco em flagrante