ParanáEconomia

Dê olho no Natal, confiança do empresário cresce 1,2%

Apesar de quatro altas consecutivas, o índice paranaense ainda está abaixo da média nacional

 Dê olho no Natal, confiança do empresário cresce 1,2%

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil – Arquivo

Os comerciantes paranaenses têm se mostrado mais confiantes nesta reta final do ano e em novembro o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), aferido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), cresceu novamente.

Com quase 107 pontos, o indicador teve alta de 1,2% na variação mensal. Entretanto, na comparação com novembro do ano passado o ICEC apresentou redução de 20,3%.

Na avaliação do coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a chegada do Natal e com a injeção do 13º salário refletem na confiança do empresário.

Apesar de quatro altas consecutivas, o índice paranaense ainda está abaixo da média nacional, que ficou em 110,3 pontos em novembro e teve redução de 1,9% na comparação com outubro. Até então, o crescimento do indicador paranaense vinha sendo motivado principalmente pelos estabelecimentos de médio e grande porte.

Veja mais:

Entretanto, em novembro o ICEC destas empresas caiu 11,6 pontos, ao passar de 125,1 para 113,5. Mas as micro e pequenas empresas continuam sustentando a expansão do índice, mesmo que de forma mais moderada, e atingiram pontuação de 106,7.

A avaliação das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) ficou estável em comparação com outubro, mas por estar com 75,3 pontos, ou seja, abaixo da margem de 100 pontos, indica a insatisfação dos comerciantes com relação ao momento atual. Já as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) caíram 0,9% na variação mensal e marcam 138,8 pontos.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Izabella Machado

Paraná cria projeto de boletins quinzenais sobre o cenário econômico

Paraná cria projeto de boletins quinzenais sobre o cenário econômico

Relatórios terão dados e análises sobre a economia global, nacional e regional

Simulado de acidente será realizado na BR-116

Simulado de acidente será realizado na BR-116

O treinamento será feito em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico